Formação de professores do campo em tecnologias digitais : construindo práticas colaborativas na perspectiva freiriana do “ser mais”
dissertação de mestrado
RESUMO: O trabalho em tela apresenta os resultados de pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades - PPGEH do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes, na linha de pesquisa Formação de Professores em Ensino de Humanidades. Baseia-se na Formação Continuada de “Educação do Campo e Tecnologias Digitais: construindo práticas colaborativas na formação de professores”, ofertada no percurso da pesquisa, para um grupo de dezoito professores, atuantes na educação infantil, e nos anos iniciais do ensino fundamental, da rede municipal, do município de Santa Maria de Jetibá-ES. Partindo da premissa que a tecnologia tem sido uma aliada potente na mediação das práticas pedagógicas, e que seu uso precisa ser apropriado pelos professores das escolas do campo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar se e como a referida formação possibilitou que os docentes do campo de Santa Maria de Jetibá construíssem caminhos concretos para a realização de seu “SerMais”, na perspectiva freiriana. Alinha-se à metodologia da Pesquisa Colaborativa(IBIAPINA, 2008), em um processo horizontal e igualitário de vozes que se ajudam, que se escutam, e que propõem soluções para um bem comum, utilizando, na organização e análise dos dados, os pressupostos da análise documental (BARDIN,2011). Apresenta os pressupostos constituintes da formação continuada em tecnologias digitais com os professores do campo, que, ao considerar a realidade campesina do município, contribuiu para o desenvolvimento de uma educação do campo com qualidade, reafirmando-a como direito humano. Toma como referenciais teóricos os constructos de formação de professores, de educação do campo e detecnologias digitais Freire (1967,1987,2001,2009,2013), Caldart (2002, 2012), Moran(2007, 2017, 2020, 2021), Mishra e Koehler (2006), Silva e Behar (2019), que, articulados em tono do conceito estruturante de "Ser Mais" constituem a proposta de formação. O produto educacional consistiu na organização de um e-book que foi disponibilizado na formação, possibilitando fecundas trocas entre os saberes e materiais produzidos por cada professor, e um espaço virtual contemplando um breve panorama da formação. Vislumbramos que a formação continuada entrelaçando a tecnologia digital e educação do campo precisa ser contínua, contribuindo ara uma educação que seja de fato do campo, e com acesso a inclusão digital.
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