A língua e a cultura pomerana: um estudo de caso em uma escola municipal de Domingos Martins/ES
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Esta pesquisa apresenta reflexões sobre a educação escolar de crianças de origem pomerana, a partir da temática da pesquisa que analisa como os sujeitos interagem e promovem sua língua materna na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Ponte, na comunidade de Rio Ponte, do município de Domingos Martins, Espírito Santo. Considerando que as escolas com descendentes pomeranos têm suas singularidades e diversidades, refletimos no transcorrer do trabalho sobre o compromisso, a possibilidade e o desafio de pensarmos esses espaços como cotidianos inclusivos. Para a realização do trabalho foi feito um levantamento bibliográfico para entender a chegada dos pomeranos para o estado do Espírito Santo e foram analisadas pesquisas para compreender as conquistas que os povos pomeranos alcançaram, ou seja, como que um povo excluído da sociedade conseguiu se tornar incluído, no que tange, principalmente, à questão linguística. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que contou, também, com uma análise documental e um estudo de caso, por meio do qual foram realizadas entrevistas com estudantes egressos e atualmente matriculados na referida escola, bem como com professores atuantesem Rio Ponte, visando verificar como se dá o processo de aprendizagem das crianças pomeranas. Conclui-se que, a despeito da interação acontecida por meio das práticas pedagógicas cotidianas, a falta de formação de professores, principalmente os que ministram as aulas da língua pomerana, é um fator fundamental para a inclusão dos estudantes, evidenciando, assim, a necessidade de políticas públicas, não somente em nível municipal, mas também nacional, que se direcionem aos povos tradicionais, mais especificamente, ao povo pomerano.
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