APLICAÇÃO DA QUÍMICA FORENSE NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA O ENSINO MÉDIO

Seabra, Alessandro da Cruz ; Ribeiro, Juliano Souza (2022)

livro

A intenção deste guia didático é a utilização da Ciência Forense, como suporte para a introdução de tópicos de Química Orgânica no Ensino Médio (EM), articulados com a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), possibilitando a comutação do processo de ensino-aprendizagem, através da livre reprodução, adaptação e utilização didática pelos colegas que se encontram em pleno exercício da nobre função docente no Ensino Básico. O guia produzido para aplicação no Ensino de Química Orgânica contém em seu corpo a metodologia de ensino da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com seus eixos estruturantes e orientações de como aplicá-la. Além disso, disponibilizamos uma Atividade Experimental Investigativa (AEI), a partir do contexto Adulteração de Gasolina, como proposta de interpelações de mediação da intervenção didático-pedagógica. Ao aspirar a articulação da Química Forense com uma metodologia ativa (ABP), potencialmente problematizável, além de uma atividade experimental, pretende-se transmitir o conhecimento científico com a criação de HQs pelos alunos. Pleiteia-se, a valorização do processo de investigação, a aprendizagem de forma colaborativa, autógama, capaz de criação de hipóteses e resolução de problemas, bem como a propagação do conhecimento Sócio científico de forma lúdica, propiciando que o aluno se torne protagonista no processo do ensino aprendizagem.