Show simple item record

Ressignificação do ensino de História na EJA: guia de práticas docentes para a formação humana integral

dc.contributor.authorFerreira, Maria José de Resende
dc.contributor.authorSilva, Marcos Henrique Bastos da
dc.date.accessioned2023-03-20T12:04:35Z
dc.date.available2023-03-20T12:04:35Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSILVA, Marcos Henrique Bastos da; FERREIRA, Maria José de Resende. Ressignificação do ensino de história na Eja: guia de práticas docentes para a formação humana integral. Vitória: Edifes Acadêmico, 2022. ISBN 978-85-8263-651-0.pt_BR
dc.identifier.isbnhttps://orcid.org/
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3027
dc.description.abstractO presente Guia de Práticas Docentes Para a Formação Humana Integral faz parte da dissertação intitulada: "EJA profissional: formação Humana para a emancipação dos sujeitos a partir do ensino de História", do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - PROFEPT - do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Vitória, como produto educacional, e consubstanciou-se a partir das ações pedagógicas implementadas por meio de oficinas realizadas na EMEF Edna de Mattos Siqueira Gaudio, em Vitória, ES. Estas ações pedagógicas buscaram articular os conteúdos programáticos da disciplina de História da EJA do ensino fundamental com as questões relacionadas ao mundo do trabalho, a partir do objetivo central de nossa pesquisa, que procurou analisar como o ensino de História pode contribuir com a compreensão e apreensão sobre o trabalho, enquanto princípio educativo, no sentido de promover a formação humana e a emancipação dos sujeitos. Essa proposta teve sua origem nas experiências e inquietações vividas como professor da educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos - EJA; na implantação no município 9de Vitória, no Espírito Santo, da EJA Profissional, e das reflexões teóricas e conceituais possibilitadas pelas leituras e debates nas disciplinas do mestrado.pt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEdifespt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino – Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.titleRessignificação do ensino de História na EJA: guia de práticas docentes para a formação humana integralpt_BR
dc.typelivropt_BR
dc.publisher.local, Vitóriapt_BR
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5607-4322pt_BR
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9442-0468pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record