Ressignificação do ensino de História na EJA: guia de práticas docentes para a formação humana integral

Ferreira, Maria José de Resende ; Silva, Marcos Henrique Bastos da (2022)

livro

O presente Guia de Práticas Docentes Para a Formação Humana Integral faz parte da dissertação intitulada: "EJA profissional: formação Humana para a emancipação dos sujeitos a partir do ensino de História", do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - PROFEPT - do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Vitória, como produto educacional, e consubstanciou-se a partir das ações pedagógicas implementadas por meio de oficinas realizadas na EMEF Edna de Mattos Siqueira Gaudio, em Vitória, ES. Estas ações pedagógicas buscaram articular os conteúdos programáticos da disciplina de História da EJA do ensino fundamental com as questões relacionadas ao mundo do trabalho, a partir do objetivo central de nossa pesquisa, que procurou analisar como o ensino de História pode contribuir com a compreensão e apreensão sobre o trabalho, enquanto princípio educativo, no sentido de promover a formação humana e a emancipação dos sujeitos. Essa proposta teve sua origem nas experiências e inquietações vividas como professor da educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos - EJA; na implantação no município 9de Vitória, no Espírito Santo, da EJA Profissional, e das reflexões teóricas e conceituais possibilitadas pelas leituras e debates nas disciplinas do mestrado.


Collections: