EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Uma proposta de sequência didática para o ensino de geometria no 7° Ano do Ensino Fundamental

Sousa, Stevie Carneiro de (2022)

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O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que busca promover a educação matemática através de um diálogo entre a geometria e as relações étnico-raciais nos âmbitos da Lei 10.639/03. Para implementar esse diálogo foi proposto uma Sequência Didática (SD). Para o desenvolvimento da SD, foi realizada uma pesquisa bibliográfica dentro Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática ENEM, com o objetivo de analisar as discussões realizadas na Educação Matemática sobre as relações étnico-raciais. Dentro do contexto da SD foi desenvolvido uma proposta para utilizar as malhas africanas como mecanismo do ensino da geometria e o diálogo com as relações étnico-raciais, para ser desenvolvida em turma de 7º ano do ensino fundamental. Foi criado então uma primeira versão da SD que foi submetida a uma validação por pares por estudantes do curso de Especialização latu sensu em Educação e Divulgação Científica EDIV e professores das redes municipal e estadual no município de Viana. A partir das reflexões e análises feitas na validação, a SD foi reestruturada e desenvolvida uma nova SD oportunizando a idealização de métodos mais eficientes na sua aplicação, colaborando assim para um melhor diálogo entre a geometria e as relações étnico-raciais dentro da Educação Matemática.

The present work is a qualitative research that seeks to promote mathematics education through a dialogue between geometry and ethnic-racial relations within the scope of Law 10.639/03. To implement this dialogue, a Didactic Sequence (SD) was proposed. For the development of SD, a bibliographic research was carried out within the proceedings of the National Meeting of Mathematics Education ENEM, with the objective of analyzing the discussions carried out in mathematics education on ethnic-racial relations. Within the context of the SD, a proposal was developed to use African meshes as a mechanism for teaching geometry and dialogue with ethnic-racial relations supported by Law 10.639/03, to be developed in a 7th grade elementary school class. A first version of the SD was then created and submitted to peer validation by students of the Latu Sensu Specialization course in Education and Scientific Dissemination EDIV, and teachers from municipal and state schools in the municipality of Viana. From the reflections and analyzes carried out in the validation, the SD was restructured and a new SD was developed, providing the opportunity to idealize more efficient methods in its application, thus collaborating for a better dialogue between geometry and ethnic-race relations within mathematics education.