Show simple item record

ANÁLISE DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) APLICADA À EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA ÉTICA ATRAVÉS DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

dc.contributor.advisorBarbosa, Manoel Augusto Polastreli
dc.contributor.authorNascimento, Denis de Souza
dc.date.accessioned2023-03-14T17:33:49Z
dc.date.available2023-03-14T17:33:49Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Denis de Souza. ANÁLISE DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) APLICADA À EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA ÉTICA ATRAVÉS DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. 2022. 45 f. TCF (Pós-graduação) - Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitoria, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3018
dc.description.abstractA utilização da Inteligência Artificial é uma grande promessa para melhoria dos processos industriais, medicinais, de produção e segurança e também educativos. Esse artigo visa analisar a utilização dessa tecnologia na educação sob a perspectiva ética, apresentando os principais conceitos e inovações trazidos pela IA no campo educacional. Buscou-se por meio de pesquisa bibliográfica apontar os principais benefícios e riscos da utilização de IA no ensino. Os trabalhos analisados apontam os riscos e cuidados que se devem ter na coleta e tratamento de dados que são a base para o funcionamento da IA, bem como a perpetuação de preconceitos e a responsabilização moral de eventuais danos causados pela utilização desta tecnologia. Por fim, constatou-se que é preciso encontrar meios de garantir que as máquinas possam ser auditadas e que as decisões sejam transparentes. Além da preparação ética dos profissionais de programação, professores e alunos que utilizarão a IA em suas atividades.pt_BR
dc.description.abstractThe use of Artificial Intelligence holds great promise for improving industrial, medicinal, production and safety, as well as educational processes. This article aims to analyze the use of this education from an ethical perspective, promoting the main concepts and innovations introduced by AI in the educational field. A means of bibliographic research was sought to point out the main benefits and risks of using AI in teaching. The investigation works in question, which are aimed at risks caused by AI, must have a collection and processing of data that can be based on the functioning of the damage caused and a good technology of risk of moral damage. Finally, you need to know that you need to find ways to ensure that machines can be audited and that they are transparent. In addition to the ethical preparation of programming professionals, teachers and students who will use AI in their activities.pt_BR
dc.format.extent45 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectInteligência computacionalpt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectInternet das coisaspt_BR
dc.titleANÁLISE DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) APLICADA À EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA ÉTICA ATRAVÉS DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICOpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (IFES)pt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.course.underposgraduateInformática na Educação
dc.contributor.memberOliveira, Andressa Antonio de
dc.contributor.memberBergamaschi, Chrystian Lemos


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record