Análise e soluções de problemas no processo de priorização de serviços de manutenção ferroviária
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O presente trabalho propõe melhorias na priorização e controle de solicitações de manutenção do setor ferroviário de uma mineradora global. O objetivo principal deste trabalho é aplicar o Método de Análise e Soluções de Problemas (MASP), para aumentar a eficiência no planejamento, programação e controle de solicitações de manutenção. Com a aplicação deste método foram identificados os principais problemas, elaborado um plano de ação e implantadas melhorias. Para isso, realizou-se a pesquisa-ação, onde o pesquisador interferiu no estudo de forma cooperativa. Foram utilizadas técnicas de observação na área, reuniões periódicas, análise dos dados das atividades que, posteriormente, resultaram na implantação de melhorias para o auxílio da gestão das solicitações de manutenção. A implantação do MASP proporcionou a identificação das principais causas das dificuldades na priorização dos serviços de manutenção. Após a aplicação das melhorias propostas, o número de solicitações de manutenção com prazo vencido que era de 16%, reduziu para até 8% no período de quatro meses e as falhas, ocasionadas por priorização errônea de serviços, que ocorreram na ferrovia estudada, reduziram em 50%.
This paper analyzes and proposes improvements in the prioritization and control of maintenance requests in the railway sector of a global mining company. The main objective of this work is to apply the MASP, Method of Problem Analysis and Solutions, focusing on the increase of efficiency in maintenance planning, time optimization and assertiveness in services prioritization. With the application of MASP the main problems were identified, an action plan was elaborated, and improvements were implemented. For this, action-research was used because the researcher interfered in the study in a cooperative way. The author used techniques of observations in the area, realized periodic meetings and analyzed the activities. Later, these actions resulted in the implementation of improvements to help manage the maintenance requests. Therefore, the MASP implementation provided the identification of the main causes of difficulties in the prioritization of maintenance services. After the application of the proposed improvements, the number of overdue maintenance requests, which was 16%, was reduced to 8% in the period of four months and the failures, caused by erroneous services prioritization, were reducedby 50%.
- Engenharias641
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