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TELETRABALHO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR UMA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL

dc.contributor.advisorSousa, Carla Regina de
dc.contributor.authorPinheiro, Renato Maioli
dc.date.accessioned2023-03-10T23:17:40Z
dc.date.available2023-03-10T23:17:40Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationPinheiro, Renato Maioli. Teletrabalho em tempos de pandemia : uma reflexão sobre os desafios enfrentados por uma escola de ensino infantil. 2023. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Guarapari, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3005
dc.description.abstractRESUMO: O presente estudo buscou investigar os desafios enfrentados por gestores e professores de uma escola de Educação Infantil em tempos de pandemia da covid-19, considerando as profundas transformações vivenciadas por líderes e liderados no enfrentamento da transição abrupta que as escolas sofreram para se adaptarem ao teletrabalho. Como percurso realizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, que assumiu como campo de pesquisa uma escola de ensino infantil, instalada na região metropolitana da capital espírito-santense, na qual foram entrevistadas 14 pessoas, dentre elas 3 gestoras e 11 professoras. Os resultados evidenciaram as múltiplas e complexas dificuldades enfrentadas pelas educadoras. As professoras enfrentaram limitações como a falta de recursos de tecnologia — disponibilidade e acesso a equipamentos de qualidade, falta de letramento digital dos pais para acompanhar os filhos nos estudos virtuais, falta de acesso à internet por famílias e alunos, entre outras questões. Assim, o presente trabalho contribui para preencher essa lacuna, de forma particular em uma realidade escolar. Diante de uma situação de saúde pública, aliada a uma imposição legal, escolas, gestoras e professoras tiveram que se adaptar às novas modalidades de trabalho. Importa considerar que esta prática também trouxe impactos positivos, tais como o uso das tecnologias de comunicação e informação para tornar possíveis as interfaces entre educadores, escola, pais ou responsáveis e alunos, considerando o fato de que muitos servidores não tinham esse hábito por se tratar de uma experiência nova. Dessa maneira, o teletrabalho trouxe oportunidades para que as pessoas pudessem interagir com seus pares, assim como interagir com seus alunos. Muitos são os desafios para que as desigualdades sociais sejam minimizadas e tanto professores quanto alunos tenham um acesso de qualidade aos equipamentos e à rede de internet. Neste sentido, desvelar e conhecer os desafios enfrentados por esses profissionais se tornou relevante para o contexto das reflexões acadêmicas, bem como para que as organizações ressignifiquem seus conceitos e estratégias para a nova realidade, dito de outra forma, para enfrentarem o que popularmente se conhece como o “novo normal” do cotidiano de trabalho em tempos de pandemia e no pós-pandemia.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The present study sought to investigate the challenges faced by managers and teachers of a school of early childhood education in times of pandemic Covid-19, considering the profound transformations experienced by leaders and led in facing the abrupt transition that schools have undergone to adapt to telework. As a path, a descriptive and exploratory research was carried out, with a qualitative approach, which assumed as research field a kindergarten school, installed in the metropolitan area of the capital city of Espírito Santo, where 14 people were interviewed, among these 3 managers and 11 teachers. The results showed the multiple and complex difficulties faced by the educators. The teachers faced limitations such as the lack of technology resources - quality equipment and access, parents' lack of digital literacy to accompany their children in virtual studies, lack of Internet access by families and students, among other issues. Thus, the present work contributes to fill this gap, in a particular way in a school reality. Facing a public health situation, allied to a legal imposition, schools, managers, and teachers had to adapt to the new ways of working. It is important to consider that this practice also brought positive impacts such as the use of communication and information technologies to make possible the interfaces between educators, school, parents or guardians and students, considering the fact that many employees did not have this habit because it was a new experience. In this way, telecommuting brought opportunities for people to interact with their peers, as well as to interact with their students. There are many challenges for social inequalities to be minimized and for both teachers and students to have quality access to equipment and internet network. In this sense, to unveil and get to know the challenges faced by these professionals has become relevant to the context of academic reflections, as well as for organizations to rethink their concepts and strategies for the new reality, in other words, to face what is popularly known as the "new normal" of everyday life at work in times of pandemic and certainly will also be so in the post-pandemic.pt_BR
dc.format.extent59 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectMudança Organizacionalpt_BR
dc.subjectTrabalho Remotopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleTELETRABALHO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR UMA ESCOLA DE ENSINO INFANTILpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localGuarapaript_BR
ifes.campusCampus_Guarapaript_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9178722085663521pt_BR
ifes.advisorco.latteshttp://lattes.cnpq.br/4224222461474978pt_BR
ifes.course.undergraduateAdministração
dc.contributor.memberGomes, Eduarda de Biase Ferrari
dc.contributor.memberSilva, Caio Ruano da
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3619611084944468pt_BR


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