Protótipo de sistema para monitoramento de vagas de estacionamento utilizando Internet das coisas e comunicação por LoRa

Goldner, Rafael Krohliing (2022)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: O aumento na quantidade de veículos em circulação no Brasil aumentou a dificuldade em encontrar vagas para estacioná-los. Uma solução normalmente adotada para amenizar esse problema é a utilização de sistemas para gerenciamento dessas vagas. Entretanto, grande parte dos sistemas atualmente disponíveis no mercado para tal fim costuma ser de difícil implementação e/ou de elevado custo. Uma alternativa a esses sistemas é a implantação de um sistema de estacionamento inteligente que utilize o conceito de Internet das Coisas (IoT), através do uso de três camadas: sensoriamento, aplicação e transporte. A camada de sensoriamento deve possuir sensores dentro das vagas de estacionamento, enquanto a de aplicação deve ter uma interface central para possibilitar o monitoramento das vagas, enquanto que a camada de transporte é responsável pela conexão entre a aplicação e os sensores, empregando uma rede de comunicação sem fio de baixa potência com a utilização da tecnologia LoRa. As três camadas juntas podem ser implementadas como uma alternativa de um sistema para monitorar vagas de estacionamento em relação aos modelos comerciais, ao mesmo tempo em que o sistema desenvolvido pode eventualmente vir a servir como base para futuros trabalhos.

ABSTRACT: The increase in amount of vehicle circulation in Brazil increased the difficulty to find parking slots to park them. A solution usually adopted to solve this problem is the utilization of systems to manage those parking slots. However, most of the current systems available in the market for such end either is hard to implement or is very expensive. One alternative for those systems is implementing a smart parking system that uses the concept of Internet of Things (IoT), through the use of three layers: sensing, application and transport. The sensing layer should have sensors inside the parking slots, while the application layer should have a central interface to allow the parking slots’ monitoring, and the transport layer is responsible for the connection between the application and the sensors, through the use of a low-power wireless network with the use of LoRa technology. The three layers together can be implemented as an alternative system for parking slot monitoring in relation to commercial models, besides the developed system can eventually serve as a starting point for future works


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