Qual a perspectiva de ensino de literatura é adotada para os anos finais do ensino fundamental na BNCC?
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RESUMO: A presente monografia tem por objetivo compreender qual a perspectiva de ensino de literatura é adotada nos anos finais do Ensino Fundamental II na BNCC, bem como desvelar a quem interessa tal perspectiva. A literatura tem papel primordial na formação humana; sendo assim, ela é, segundo Candido (1988), um direito imprescindível aos cidadãos. Tendo tamanha importância na educação, é fundamental para a comunidade docente conhecer a perspectiva que o atual documento norteador do ensino brasileiro tem para essa área. De natureza básica, com uma abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico-documental, este estudo toma como referência o conceito de educação de Dermeval Saviani (2011), bem como os conceitos de literatura de Candido (1988) e de Corrêa et al. (2019). Desvelamos por meio da análise do documento e em consonância com os conceitos apresentados no referencial teórico que a Base Nacional Comum Curricular possui uma perspectiva de ensino atrelada à lógica empresarial do mundo capitalista, ao passo de que dentro desta lógica não há espaço para o ensino de literatura. É fato também que essa perspectiva é de interesse dos grandes empresários neoliberais que veem na educação mais uma forma de aumentar seus lucros.
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