O ensino híbrido como metodologia na educação física para pessoas com deficiência

Barbosa, Luana Beatriz Reinholz (2022)

tcc

Este estudo teve por objetivo analisar a utilização do ensino híbrido como metodologia na disciplina de Educação Física para pessoas com deficiência. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa pela via do estudo de caso com análise de dados feita a partir da busca de significados, observando temáticas e pontos que se repetem nas observações da intervenção pedagógica, e o referencial teórico que embasa a discussão sobre ensino híbrido é, principalmente, Bacich, Neto e Trevisani (2015). Foi realizada uma intervenção na Associação Pestalozzi de Santa Teresa-ES na oficina que compreende a educação física na instituição, em conjunto com a oficina de informática, e ao final do estudo foi possível analisar como principais benefícios da metodologia: inserção das tecnologias no dia a dia dos estudantes, e participação mais ativa destes, aumento da autonomia e percepção do prazer durante os estudos e, até mesmo, troca de informações e saberes entre disciplinas e profissionais.

This study aims to analyze the use of blended learning as a methodology in the discipline of Physical Education for people with disabilities. Therefore, the methodology to be used will be qualitative research through the case study with data analysis made from the search for meanings, observing themes and points that are repeated in the observations of the pedagogical intervention, and the theoretical framework that underlies the discussion on blended learning is, mainly, Bacich, Neto and Trevisani (2015). An intervention was carried out at the Pestalozzi Association of Santa Teresa-ES in the workshop that comprises physical education in the institution, together with the computer workshop, and at the end of the study it was possible to analyze as main benefits of the methodology: insertion of technologies in everyday life students' day, and more active participation, increased autonomy and perception of pleasure during studies and even the exchange of information and knowledge between disciplines and professionals.


Collections: