A PANDEMIA DO COVID-19 E O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO: IMPACTOS NA EXPORTAÇÃO DE CAFÉ
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RESUMO: O objetivo principal do estudo em questão foi elucidar quais foram os principais impactos da pandemia da Covid-19 no comércio exterior brasileiro e na exportação de café. O estudo foi realizado utilizando o método de pesquisa bibliográfico de caráter exploratório, e as informações foram obtidas por meio da ferramenta Comex Stat do Ministério da Economia. Com isso, realizou-se um levantamento dos dados secundários considerando o período de 2019 a 2021 e a partir da coleta foi feita uma análise mensal e anual referente a exportação de café brasileiro. Nos resultados apurados foi possível identificar que, apesar da pandemia, o Brasil ainda detém vantagem no comércio internacional de café sendo o maior produtor mundial. Ademais, durante o período estudado ocorreu um aumento no volume das vendas. Ao descrever os resultados desta pesquisa, constatou-se ainda que houve oscilações de vendas em alguns meses e anos. Entretanto é importante destacar alguns fatores que influenciaram na variação das vendas, tais como, o fechamento das fronteiras comerciais gerando aumento nos estoques, o avanço do dólar frente ao real, a intensificação da qualidade do café e o aumento do consumo diário da bebida.
ABSTRACT: The main objective of the study in question was to elucidate the main impacts of the Covid-19 pandemic on Brazilian foreign trade and coffee exports. The Ministry was carried out using the exploration bibliographic research character, and the information was obtained by the Comex tool method. With that information, a survey of secondary data was carried out considering the period from 2019 to 2021 and from this collection a monthly and annual analysis was made regarding the export of Brazilian coffee. In the results obtained, it was possible to identify that, despite the pandemic, Brazil still maintains an advantage in the international coffee trade, being the largest in the world. In addition, during the period studied there was an increase in sales volume. When describing the results of this survey, there were also sales surveys in some months and years. It is important to highlight some factors that influence sales, such as the volume of commercial borders, generating an increase in the stock in the real, the increase in the dólar, the intensification of coffee quality and the increase in the daily consumption of the beverage.
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