Relações étnico-raciais no ensino médio : uma análise de textos humorísticos em livros didáticos da área de ciências humanas e sociais

Souza, Francieli Cassini de (2023)

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RESUMO Este trabalho, com base nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, analisa de que modo a educação para as relações étnico-raciais (ERER) vem sendo trabalhada nos livros didáticos aprovados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para estudantes do ensino médio no país. Busca também identificar a presença, nestes livros, de textos humorísticos e de que forma estes se relacionam com a temática ERER. Reflexiona sobre as questões étnicas-raciais desde o período de colonização do Brasil até os dias atuais, com intuito de entender o surgimento do racismo na sociedade brasileira. Evidencia que a escola, assim como qualquer outra instituição social, não está isenta do racismo. Reconhece o docente como peça-chave para a manutenção ou para desconstrução desse sistema, ou, no mínimo, para diminuir comportamentos e posturas racistas. Acentua a importância do livro didático e propõe que seja feita uma revisão, a fim de eliminar qualquer tipo de retrocesso. Recomenda a utilização de textos humorísticos para abordar também as questões étnico-raciais, por se tratar de gêneros mais familiares e presentes no cotidiano de jovens e adolescentes, público-alvo da etapa de escolarização aqui analisada e, por se mostrarem, quando utilizados de forma apropriada, textos geradores para estimular debates que promovam o respeito, a igualdade e combatam qualquer tipo de preconceito e discriminação. Conclui que não é simples transformar uma estrutura social perpetuada por séculos, porém, por intermédio da comunicação e da linguagem, com a colaboração de acadêmicos, professores e equipe pedagógica, é possível alcançar a almejada educação antirracista.