PLANO DE NEGÓCIO: EMPREENDENDO UMA CRECHE E HOTEL PARA CÃES EM GUARAPARI/ES

Drumond, Vanessa Gomes Alves (2022)

tcc

RESUMO: O estudo em questão tem como objetivo construir um plano de negócios para a abertura de uma microempresa de creche e hotel para cães na cidade de Guarapari- ES. Aventou-se a possibilidade devido ao crescimento do mercado pet nos últimos anos e o fato de ter um mercado deficitário na cidade de Guarapari. Os animais de estimação, hoje, são parte da família. As mudanças do perfil das famílias brasileiras têm grande impacto nessa relação entre humanos e pets. O presente trabalho mostrará alguns passos necessários ao empreendedor para iniciar suas atividades, como a análise da concorrência, o planejamento de marketing e o planejamento financeiro. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de resgatar o conhecimento sobre o tema em questão. A análise dos resultados tem caráter qualitativo, focada no questionário aplicado aos clientes potenciais. Este trabalho fez um estudo com 51 respondentes, analisando-se as preferências dos consumidores e a aceitação em relação ao novo empreendimento. Os resultados da pesquisa demonstraram uma atrativa viabilidade financeira do empreendimento, com boa aceitação dos tutores de cães, os quais se mostraram interessados pela proposta deste empreendimento. Espera-se que os resultados obtidos colaborem para a formalização e a abertura da empresa.

ABSTRACT: The study in question aims to build a business plan for the opening of a daycare and hotel microenterprise for dogs in the city of Guarapari-ES. The possibility was suggested due to the growth of the pet market in recent years and the fact that it has a deficit market in the city of Guarapari. Pets are now part of the family. The changes in the profile of Brazilian families have a great impact on this relationship between humans and pets. The present work will show some necessary steps for the entrepreneur to start his activities, such as the analysis of the competition, the marketing planning and the financial planning. To this end, bibliographical research was carried out in order to rescue the knowledge on the subject in question. The analysis of the results is qualitative, focused on the questionnaire applied to potential customers. This work carried out a study with 51 respondents, analyzing consumer preferences and acceptance in relation to the new venture. The survey results showed an attractive financial viability of the enterprise, with good acceptance from dog tutors, who were interested in the proposal of this enterprise. It is expected that the results obtained will contribute to the formalization and opening of the company.


Collections: