Um olhar para os compartimentos ambientais solo, água e ar integrado à temática agrotóxicos para os anos finais do ensino fundamental
tcc
O presente estudo discute os resultados da aplicação de uma proposta pedagógica experimental baseada na integração das temáticas “compartimentos ambientais (água, ar e solo) e agrotóxicos”, desenvolvida com a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos para o Ensino de Ciências na disciplina de Práticas Experimentais, ministrada no Ensino Fundamental. O público-alvo foi composto por duas turmas de oitavo ano, 45 estudantes ao todo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adilson da Silva Castro, localizada em Vitória, Espírito Santo. Elaborou-se e aplicou-se uma proposta estruturada em 15 aulas, ministradas no período de setembro a novembro de 2022, nas quais se desenvolveram aulas expositivas-dialogadas, questionários diagnósticos, atividades experimentais, tarefa avaliativa e debate, tendo como enfoque as inter-relações entre o uso de agrotóxicos e como afetam a dinâmica dos compartimentos ambientais água, ar e solo. O tratamento dos dados obtidos ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva com apoio do software Iramuteq e por meio de ferramentas de estatística simples. Destaca-se, nos resultados da pesquisa, o avanço dos estudantes em relação à formulação de opiniões e à apropriação de conceitos básicos como matéria, elemento químico e substância, bem como a imagem dos agrotóxicos enquanto produtos necessários à garantia da alimentação e da segurança contra pragas urbanas. Aponta-se, para oportunidades futuras, a elaboração de um material didático que sistematize essa proposta e incorpore os roteiros experimentais para possibilitar a sua adaptação a diferentes contextos e propiciar um primeiro contato com a Química de forma mais contextualizada, problematizadora e ativa.
The present study discusses the results of the application of an experimental pedagogical proposal based on the integration of the themes “environmental compartments (water, air and soil) and pesticides”, developed with the methodology of the Three Pedagogical Moments for Teaching Science in the discipline of Experimental Practices , taught in Elementary School. The target audience consisted of two eighth grade classes, 45 students in all, from the Municipal Elementary School Adilson da Silva Castro, located in Vitória, Espírito Santo. A structured proposal was elaborated and applied in 15 classes, taught from September to November 2022, in which expository-dialogued classes, diagnostic questionnaires, experimental activities, evaluative task and debate were developed, focusing on the interactions relations between the use of pesticides and how they affect the dynamics of the environmental compartments water, air and soil. The treatment of the obtained data occurred through Discursive Textual Analysis with the support of the Iramuteq software and through simple statistics tools. It is highlighted, in the results of the research, the progress of the students in relation to the formulation of opinions and the appropriation of basic concepts such as matter, chemical element and substance, as well as the image of pesticides as necessary products to guarantee food and safety against urban pests. It is pointed out, for future opportunities, the elaboration of didactic material that systematizes this proposal and incorporates the experimental scripts to enable its adaptation to different contexts and provide a first contact with Chemistry in a more contextualized, problematizing and active way. Keywords: Three Pedagogical Moments. Pesticides. Elementary School.
Redes Sociais