Show simple item record

O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

dc.contributor.advisorGobbi, Fernanda Tonini
dc.contributor.authorWanzeler, Ranna Batista
dc.date.accessioned2023-03-02T19:42:16Z
dc.date.available2023-03-02T19:42:16Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationWANZELER, Ranna Batista. O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR. VILA VELHA, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2978
dc.description.abstractUma forma de instigar os alunos a serem mais participativos e autônomos em sala de aula é introduzindo novas abordagens de ensino, como por exemplo o ensino por investigação. Por muito tempo, pesquisas têm sido realizadas na busca de estratégias para lidar com as dificuldades na aprendizagem de conteúdos científicos pelos estudantes, uma das formas possíveis de despertar o interesse em aprender seria utilizando abordagens como o ensino por investigação. Este trabalho teve como principal objetivo realizar a elaboração e aplicação de sequências investigativas, visando um melhor desempenho e participação dos estudantes. A pesquisa ocorreu em uma escola particular localizada em Praia da Costa, Vila Velha, na disciplina itinerária do novo ensino médio, intitulada Imunologia e Saúde Pública. Após observar o comportamento dos estudantes notou-se que ao tentarem resolver os problemas expostos pela pesquisadora, houve uma grande participação e interação dos mesmos, além disso foi notório a autonomia dos alunos além da cooperação e trabalho em equipe. Portanto, é neste contexto que entendemos que o ensino por investigação possa contribuir para auxiliar na participação dos mesmos no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractOne way to encourage students to be more participative and autonomous in the classroom is to introduce new teaching approaches, such as inquiry-based teaching. For a long time, research has been carried out in search of strategies to deal with difficulties in learning scientific content by students and one of the possible ways to awaken interest in learning would be using approaches such as teaching by investigation. This work had as main objective to carry out the application of investigative sequences, aiming at a better performance and participation of the students. The research took place in a private school located in Praia da Costa, Vila Velha, in the itinerary subject of the new high school, entitled Immunology and Public Health. After observing the behavior of the students, it was noticed that when they tried to solve the problems exposed by the researcher, there was a great participation and interaction of the same, in addition, the autonomy of the students was notorious in addition to cooperation and teamwork. Therefore, it is in this context that we understand that teaching by investigation can contribute to help in their participation in the learning process.pt_BR
dc.format.extent38 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectmetodologia-ativapt_BR
dc.subjectensino investigativopt_BR
dc.subjectnovo ensino médio;pt_BR
dc.titleO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLARpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Emanuel José Reis de
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7059925757899033pt_BR
ifes.advisorco.latteshttp://lattes.cnpq.br/0176365813596327pt_BR
ifes.course.underposgraduatePós-Graduação Lato Sensu em Educação e Divulgação em Ciências - Ediv
dc.contributor.memberWesley, Colombo
dc.contributor.memberBrito, Chirlei Dias de
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/5098517861351467pt_BR
ifes.member.orcid5098517861351467pt_BR
ifes.advisor.orcid7059925757899033pt_BR
ifes.advisorco.orcid0176365813596327pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record