dc.contributor.advisor | Silva, Sandra Aparecida Fraga da | |
dc.contributor.author | Silva, Rayara Barroca | |
dc.date.accessioned | 2023-03-02T15:48:26Z | |
dc.date.available | 2023-03-02T15:48:26Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Rayara Barroca. Conceito de proporcionalidade em geometria: um debate na formação inicial de professores com base na Teoria Histórico-Cultural. 2022. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2976 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo investigar um processo de formação inicial de
professores no Ifes/Vitória, envolvendo proporcionalidade com ênfase em figuras
semelhantes, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Trata-se de uma
pesquisa inspirada no método filosófico materialista histórico e dialético que, por
meio da abordagem teórico-empírica, propõe ações de caráter colaborativo, no
momento de interação do Clube de Matemática, com alunos da Licenciatura em
Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória. Tais ações,
embasadas em contribuições oriundas da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski – a
Teoria da atividade, de Leontiev, e a Atividade Orientadora de Ensino, de Moura –
, consistem no estudo do movimento lógico-histórico de proporcionalidade e no
desenvolvimento de tarefas que se aproximam de situações desencadeadoras de
aprendizagem (SDA) envolvendo esse conceito. Para a produção dos dados
utilizou-se observações participantes que foram registradas em gravações dos
encontros realizados remotamente e informações obtidas por meio de um
questionário inicial. A análise desses dados estrutura-se em um grande eixo
denominado “Reflexões sobre o ensino de proporcionalidade em Geometria”,
organizados em episódios com cenas. As análises evidenciaram que, os momentos
de interação conduziram os licenciandos à apropriação, construção e
desconstrução de aprendizagens sobre semelhança de figuras semelhantes. A
partir das ações e tarefa de ensino propostas, futuros professores modificaram, de
forma gradativa e qualitativa, seus conhecimentos sobre proporcionalidade,
passando a se apoiar em conceitos de medidas, de forma e relação de ângulos,
para determinar a semelhança entre figuras. Por meio das análises constatou-se
que o movimento formativo, ao priorizar o compartilhamento de ideias dentro de um
coletivo, promoveu discussões que geraram reflexões sobre a atividade docente.
Os futuros professores perceberam a necessidade da organização e do
conhecimento matemático para a atividade de ensino. Nessa perspectiva, verificou se que as tarefas de ensino realizadas de modo coletivo promoveram discussões
favoráveis à apropriação de novas aprendizagens acerca de proporcionalidade em
geometria. Destaca-se que essa proposta de estudo e os resultados obtidos, são
sistematizadas no produto educacional intitulado “Proporcionalidade em diálogo
com geometria: algumas propostas”, que trata da produção do primeiro livro da
Série Clube de Matemática no Ifes/Vitória que contempla a proposta de estudo
sobre proporcionalidade com ênfase em figuras semelhantes, organizada pelo
CluMat e desenvolvida nos momentos de interação com os licenciandos. Ele busca
colaborar com a formação de professores da educação básica, e a quem mais
possa se interessar pelo ensino de proporcionalidade – em especial, de figuras
planas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to investigate a process of initial teacher training at Ifes/Vitória,
involving proportionality with an emphasis on similar figures, from the perspective
of the Historical-Cultural Theory. This is a research inspired by the historical and
dialectical materialist philosophical method which, through a theoretical-empirical
approach, proposes actions of a collaborative nature, at the moment of interaction
of the Mathematical Club, with students of the Degree in Mathematics of the Federal
Institute of Espírito Santo Santo, campus Victoria. Such actions, based on
contributions from Vygotsky's Historical-Cultural Theory – Leontiev's Activity
Theory, and Moura's Guiding Teaching Activity – consist of the study of the logical historical movement of proportionality and the development of tasks that approach
situations that trigger learning (SDA) involving this concept. For data production,
participant observations were recorded in recordings of meetings held remotely and
information obtained through an initial questionnaire. The analysis of these data is
structured around a large axis called “Reflections on the teaching of proportionality
in Geometry”, organized in episodes with scenes. The analyzes showed that the
moments of interaction led the undergraduates to appropriation, construction and
deconstruction of learning about the similarity of similar figures. Based on the
proposed teaching tasks and actions, future teachers gradually and qualitatively
modified their knowledge of proportionality, starting to rely on concepts of
measurements, shape and angle ratios to determine the similarity between figures.
Through the analysis it was found that the training movement, by prioritizing the
sharing of ideas within a collective, promoted discussions that generated reflections
on the teaching activity. Future teachers realized the need for organization and
mathematical knowledge for the teaching activity. From this perspective, it was
found that the teaching tasks carried out collectively promoted discussions favorable
to the appropriation of new learning about proportionality in geometry. It is
noteworthy that this study proposal and the results obtained are systematized in the
educational product entitled "Proportionality in dialogue with geometry: some
proposals", which deals with the production of the first book of the Mathematical
Club Series at Ifes/Vitória, which includes the proposed study on proportionality with
an emphasis on similar figures, organized by CluMat and developed in moments of
interaction with undergraduates. It seeks to collaborate with the training of basic
education teachers, and anyone else who might be interested in teaching
proportionality – in particular, plane figures. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) | pt_BR |
dc.format.extent | 225 | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores - Clube de Matemática - Figuras semelhantes - Proporcionalidade - Movimento lógico-histórico | pt_BR |
dc.title | Conceito de proporcionalidade em geometria: um debate na formação inicial de professores com base na Teoria Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Côco, Dilza | |
dc.publisher.local | Vila Velha | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012002F0 | pt_BR |
ifes.researchArea | Formação de Professores | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9586060156931069 | pt_BR |
ifes.advisorco.lattes | http://lattes.cnpq.br/3131702431327694 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educação em Ciências e Matemática (Educimat) | |
dc.contributor.member | Chaves, Rodolfo | |
dc.contributor.member | Cedro, Wellington Lima | |
dc.contributor.member | Silva, Maria Marta da | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/3213154166347387 | pt_BR |
ifes.advisorco.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8371-8517 | pt_BR |
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