Show simple item record

Formação de leitores criticos na educação básica : uma revisão sistemática de dissertações do programa de mestrado em Letras nos anos de 2018 e 2019

dc.contributor.advisorSilveira, Karine
dc.contributor.authorSerafim, Maisa Vialli
dc.date.accessioned2023-03-02T13:51:22Z
dc.date.available2023-03-02T13:51:22Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSERAFIM, Maisa Vialli. Formação de leitores criticos na educação básica: uma revisão sistemática de dissertações do programa de mestrado em letras nos anos de 2018 e 2019. 2023. 44 f. Dissertação( Graduação em Licenciatura em Letras-Português)Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Venda Nova do Imigrante, Venda Nova do Imigrante, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2973
dc.description.abstractRESUMO: A escola é o principal cenário de desenvolvimento das habilidades de leitura, nota-se que a prática de leitura é algo indispensável para os estudantes, sabe-se que há a necessidade de compreender o que está escrito em vários âmbitos da vida, não apenas no que desrespeita a área escolar e a formação acadêmica. Entretanto as noções que se tem a respeito do que é a leitura aparecem de forma limitada, e acabam sendo trabalhadas através de estratégias que não conseguem obter resultados totalmente satisfatórios na formação dos leitores, à vista disso, o presente trabalho aborda a formação de leitores críticos na educação básica. A metodologia utilizada neste trabalho refere-se a uma revisão sistemática, que tomou como base os trabalhos de autoria Pereira e Galvão (2014) referentes a “Revisões sistemáticas da Literatura”. Como a finalidade desta pesquisa é identificar as dificuldades apresentadas pelos estudantes e compreender como as atividades de leitura estão sendo e podem ser abordadas nas aulas de Língua Portuguesa da educação básica, foram coletadas dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Letras (doravante Profletras). Sabe-se que para formar leitores competentes há grandes desafios a serem ultrapassados, partindo do princípio que cada ser é único e cada um aprende a sua maneira o sistema de ensino brasileiro reflete bastante essa realidade, em que a leitura é pouco praticada, e os motivos se dão pela falta de interesse e incentivo.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The school is the main setting for the development of reading skills, it is noted that the practice of reading is something essential for students, it is known that there is a need to understand what is written in various areas of life, not just in the that disrespects the school area and academic training. However, the notions that one has about what reading is appear in a limited way, and end up being worked through strategies that cannot obtain fully satisfactory results in the formation of readers, in view of this, the present work approaches the formation of critical readers in basic education. The methodology used in this work refers to a systematic review, which was based on the works by Pereira and Galvão (2014) referring to “Systematic Reviews of Literature”. As the purpose of this research is to identify the difficulties presented by students and to understand how reading activities are being and can be addressed in Portuguese classes in basic education, dissertations from the Professional Master's Program in Letters (hereinafter Profletras) were collected. It is known that to form competent readers there are great challenges to be overcome, starting from the principle that each being is unique and each one learns in their own way, the Brazilian education system reflects this reality a lot, in which reading is little practiced, and the reasons are given by the lack of interest and incentive.pt_BR
dc.format.extent41 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleFormação de leitores criticos na educação básica : uma revisão sistemática de dissertações do programa de mestrado em Letras nos anos de 2018 e 2019pt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVenda Nova do Imigrantept_BR
ifes.campusCampus_Venda_Nova_do_Imigrantept_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal Do Espirito Santopt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Venda_Nova_do_Imigrantept_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1296625858770602pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Letras-Português
dc.contributor.memberSilveira, Karine


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record