Formação de leitores criticos na educação básica : uma revisão sistemática de dissertações do programa de mestrado em Letras nos anos de 2018 e 2019

Serafim, Maisa Vialli (2023)

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RESUMO: A escola é o principal cenário de desenvolvimento das habilidades de leitura, nota-se que a prática de leitura é algo indispensável para os estudantes, sabe-se que há a necessidade de compreender o que está escrito em vários âmbitos da vida, não apenas no que desrespeita a área escolar e a formação acadêmica. Entretanto as noções que se tem a respeito do que é a leitura aparecem de forma limitada, e acabam sendo trabalhadas através de estratégias que não conseguem obter resultados totalmente satisfatórios na formação dos leitores, à vista disso, o presente trabalho aborda a formação de leitores críticos na educação básica. A metodologia utilizada neste trabalho refere-se a uma revisão sistemática, que tomou como base os trabalhos de autoria Pereira e Galvão (2014) referentes a “Revisões sistemáticas da Literatura”. Como a finalidade desta pesquisa é identificar as dificuldades apresentadas pelos estudantes e compreender como as atividades de leitura estão sendo e podem ser abordadas nas aulas de Língua Portuguesa da educação básica, foram coletadas dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Letras (doravante Profletras). Sabe-se que para formar leitores competentes há grandes desafios a serem ultrapassados, partindo do princípio que cada ser é único e cada um aprende a sua maneira o sistema de ensino brasileiro reflete bastante essa realidade, em que a leitura é pouco praticada, e os motivos se dão pela falta de interesse e incentivo.

ABSTRACT: The school is the main setting for the development of reading skills, it is noted that the practice of reading is something essential for students, it is known that there is a need to understand what is written in various areas of life, not just in the that disrespects the school area and academic training. However, the notions that one has about what reading is appear in a limited way, and end up being worked through strategies that cannot obtain fully satisfactory results in the formation of readers, in view of this, the present work approaches the formation of critical readers in basic education. The methodology used in this work refers to a systematic review, which was based on the works by Pereira and Galvão (2014) referring to “Systematic Reviews of Literature”. As the purpose of this research is to identify the difficulties presented by students and to understand how reading activities are being and can be addressed in Portuguese classes in basic education, dissertations from the Professional Master's Program in Letters (hereinafter Profletras) were collected. It is known that to form competent readers there are great challenges to be overcome, starting from the principle that each being is unique and each one learns in their own way, the Brazilian education system reflects this reality a lot, in which reading is little practiced, and the reasons are given by the lack of interest and incentive.