Percebendo o lugar: análise a partir de uma oficina pedagógica de elaboração de mapas mentais
tcc
O trabalho surgiu a partir das inquietações em conhecer como as experiências vivenciadas cotidianamente em um determinado lugar refletem na percepção do espaço geográfico. O lugar pode ser entendido como o espaço de vivência onde cada indivíduo constrói relações com outras pessoas e a paisagem, transmitindo os sentimentos de pertencimento e afetividade.O objetivo geral desta pesquisa é compreender como os alunos do primeiro ano do ensino médio do curso técnico em mineração do IFES Campus de Nova Venécia percebem o lugar em que residem e como essa análise contribui nas práticas de Ensino de Geografia. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa, com a técnica utilizada de pesquisa-ação, sendo desenvolvida uma oficina pedagógica onde os alunos confeccionaram mapas mentais. A partir da análise dos mapas mentais verificou-se que estes colaboram com a compreensão da relação com o lugar em que vivem e como isso reverbera na criticidade do olhar sobre o espaço vivido, contribuindo diretamente para a Educação.
Redes Sociais