Show simple item record

OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NOVA VENÉCIA-ES

dc.contributor.advisorSilva, Hedeone Heidmam da
dc.contributor.authorPontilesi, Itamar
dc.date.accessioned2023-03-01T14:41:38Z
dc.date.available2023-03-01T14:41:38Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationAMORIM, Lívia dos Reis, SILVA Luciana Alexandre do Nascimento. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A COLABORAÇÃO DA EAPE. VII Congresso Nacional de Educação – CONEDU. Online. 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_MD1_ SA101_ID5327_17092021145147.pdf> Acesso em: 16 set. 2022. ANDRADE, Maria. Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1993. ARAÚJO, Ana do Nascimento et al. A Importância da formação continuada em meio a pandemia da Covid-19. VII Congresso Nacional de Educação – CONEDU. Maceió, AL. 2020. Disponível em: < https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD4_S A1_ID7547_01102020230803.pdf>. Acesso em: 16 set. 2022. BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16 4841-rcp001-20&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=3019>. Acesso em 02 jun. 2022. ______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1996. CABALLERO, Cinthia Fabiane Fonseca; CAMILO PEREIRA, Ana Paula. Formação continuada de professores: uma análise sobre o plano municipal de educação da rede municipal de ensino de ponta porã-ms. VII CONEDU - Conedu em Casa. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/82452>. Acesso em: 03 jan.2023. CAMARGO, Ghilherme. Formação continuada para professores online: como manter o corpo docente atualizado em tempos de pandemia. Se Junta - Educação, 2020. Disponível em: https://sejunta.com.br/educacao/formacao-continuada. Acesso em: 02 jun. 2022. 37 CHIMENTÃO, Lilian Kemmer. O significado da formação continuada docente. Congresso Norte Paranaense de Educação Física (CONPEF). Universidade Estadual de Londrina – Londrina Paraná. 2009. Disponível em: <https://www.uel.br/eventos/conpef/conpef4/trabalhos/comunicacaooralartigo/artigoc omoral2.pdf>. Acesso em: 09 dez.2022. FERRÃO, Romário Gava. Metodologia científica para iniciantes em pesquisa. Linhares: Unilinhares/Incaper, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2016. ______. Política e educação: ensaios. Política e educação: ensaios.: Paz e Terra, São Paulo, 2015. GATTI, Bernardete A.. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade [online]. 2010, v. 31, n. 113, pp. 1355-1379. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/R5VNX8SpKjNmKPxxp4QMt9M/ >. Acesso em: 04 jan.2023. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. LIMA, Francisca das Chagas; MOURA, Maria da Glória Carvalho. A formação continuada de professores como instrumento de ressignificação da prática pedagógica. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, ano 23, Ed. Especial, pag. 242 a 259, dez. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8242>. Acesso em: 25 fev. 2022. MARTINS, Cristina; MANGAN, Patrícia Kayser Vargas. Estratégias Institucionais de Formação Continuada Docente: um estudo de caso em Educação a Distância Cristina Martins. Revista EducaOnline, v. 9, n.1, Janeiro/Abril de 2015. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/274700877>. Acesso em: 07 jul. 2022. 38 MEDEIROS, Laércia Maria Bertulino; BEZERRA, Carolina Cavalcante. Algumas considerações sobre a formação continuada de professores a partir das necessidades formativas em novas tecnologias na educação. In: SOUSA, RP., et al., Orgs. Teorias e práticas em tecnologias educacionais. Campina Grande: EDUEPB, 2016, pp. 17-37. MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, RS, v. 22, n. 37, p. 7- 32, 1999. NADOLNY, Lorena de Fatima. Estratégias de formação continuada para professores de educação infantil: em foco a linguagem movimento. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná. 2010. Disponível em: <http://www.ppge.ufpr.br/teses/M10_Lorena%20de%20F%C3%A1tima%20Nadolny. pdf>. Acesso em: 07 jul. 2022. NOSELLA, Paolo. Formação de professores de 1ª a 4ª séries: escola normal e pedagogia. Séries estudos periódicos do programa de mestrado em educação da UCDB. Campo Grande, n. 14, 2003. NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Revista Educação e Realidade. v. 44, n. 3, p. 1-15, Porto Alegre, 2019. PIMENTEL, Gabriela Souza Rego, PALAZZO, Janete,OLIVEIRA, Zaneide dos Reis Borges. Os planos de carreiras premiam os melhores professores? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2009, v. 17, n. 63, pp. 355- 380. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ensaio/a/QBFLnnTQ7KdpmkQnCS5YKqC/?lang=pt#>. Acesso em: 15 set.2022. PINTO, Carmem Lúcia Lascano; BARREIRO, Cristhianny Bento; SILVEIRA, Denise do Nascimento. Formação continuada de professores: ampliando a compreensão acerca deste conceito. Revista Thema, n. 7, v. 1. 2010. Disponível em: < 39 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/19/19>. Acesso em: 07 jul. 2022. PIORINO, Gilda Inez Pereira. A formação do professor e o desenvolvimento de competências pedagógico-digitais: experiência em escola pública que participa do Projeto UCA. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2012. Disponível em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/150457/carvalho_cr_dr_prud_int. pdf?sequence=6&isAllowed=y. Acesso em: 15 set.2022. SCHEIBE, Leida. VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO: a formação como foco. In: Valorização dos profissionais da educação: formação e condições de trabalho / Márcia Angela da S. Aguiar, João Ferreira de Oliveira (Organizadores) – Camaragibe. PE: CCS Gráfica e Editora, 2016. Disponível em: <https://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/3- Coletanea/COLETANEA4.pdf >. Acesso em: 15 set.2022. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópoli-RJ: Vozes, 2002. ______. Saberes docentes e formação profissional. 10 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2970
dc.description.abstractEsta pesquisa possui como objeto de estudo a formação continuada de professores na rede municipal de ensino de Nova Venécia - ES. A formação continuada é um processo constante de aperfeiçoamento de saberes que são necessários a prática docente, por isso ela deve acontecer de forma permanente. O objetivo geral do estudo é analisar a percepção de professores e gestores sobre as políticas e ações de formação continuada de professores do ensino fundamental da rede municipal de Nova Venécia nos anos de 2021 e 2022. Para alcançar esse propósito, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e em seguida uma pesquisa de campo exploratória. Aplicou-se de um questionário com perguntas abertas e fechadas que foram respondidas por um total de 15(quinze) professores selecionados e também uma entrevista com um gestor da rede. Observou-se com o progresso da pesquisa, uma dualidade no que tange a formação continuada. Embora se trate de um programa de formação permanente e fundamental para a prática pedagógica e de conhecimento, os profissionais enfrentam algumas dificuldades em materializar o que é aprendido, bem como não possuem estímulos financeiros para tal.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectFormação Permanentept_BR
dc.subjectEstratégias de formaçãopt_BR
dc.titleOLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NOVA VENÉCIA-ESpt_BR
dc.typetccpt_BR
ifes.campusCampus_Nova_Veneciapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espirito Santopt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Nova_Veneciapt_BR
ifes.course.undergraduateGeografia
dc.contributor.memberPirola, André Luiz Bis


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record