OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NOVA VENÉCIA-ES

Pontilesi, Itamar (2022)

tcc

Esta pesquisa possui como objeto de estudo a formação continuada de professores na rede municipal de ensino de Nova Venécia - ES. A formação continuada é um processo constante de aperfeiçoamento de saberes que são necessários a prática docente, por isso ela deve acontecer de forma permanente. O objetivo geral do estudo é analisar a percepção de professores e gestores sobre as políticas e ações de formação continuada de professores do ensino fundamental da rede municipal de Nova Venécia nos anos de 2021 e 2022. Para alcançar esse propósito, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e em seguida uma pesquisa de campo exploratória. Aplicou-se de um questionário com perguntas abertas e fechadas que foram respondidas por um total de 15(quinze) professores selecionados e também uma entrevista com um gestor da rede. Observou-se com o progresso da pesquisa, uma dualidade no que tange a formação continuada. Embora se trate de um programa de formação permanente e fundamental para a prática pedagógica e de conhecimento, os profissionais enfrentam algumas dificuldades em materializar o que é aprendido, bem como não possuem estímulos financeiros para tal.


Collections: