Intertextualidade na leitura de textos humorísticos : analisando livros didáticos da área de Linguagens e suas Tecnologias

Vieira, Viviane da Silva (2023)

tcc

RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo verificar a presença de textos humorísticos em livros didáticos da área de Linguagens e suas Tecnologias para, havendo os textos de humor, analisar se a intertextualidade se faz presente e compreendê-la como recurso de produção de sentido. Para tanto, foram selecionados oito livros didáticos que fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), especialmente da coleção “Projetos Integradores” de 2020. A escolha por tal temática se deu pelo desejo em compreender como os textos, sejam eles verbais ou não verbais, se relacionam entre si, como são compreendidos e trabalhados. Para realizar a análise, dentre tantos gêneros textuais, foram escolhidos os textos de humor (tira, charge, cartum, História em Quadrinhos [HQ’s], memes etc.) pela sua atualidade, modernidade e relevância na sociedade, sobretudo em tempos de mensagens rápidas como no WhatsApp, em que o envio de memes e figurinhas se tornou muito recorrente no cotidiano de milhares de indivíduos. Já a escolha pelo livro didático deu-se, sobretudo, pela sua relevância e por se tratar de um importante instrumento de apoio ao ensino. Como principais teóricos foram utilizados os autores: Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Costa Val (2000), Cavalcante (2012, 2018), Koch (1991, 1994, 2003) e outros. Tendo como base a investigação feita no objeto de análise – os livros didáticos –, averiguou-se que há textos humorísticos na maioria deles e que, em alguns, a intertextualidade também se faz presente. Assim sendo, confirmou-se que é possível analisar a intertextualidade em textos multimodais/multissemióticos. Pinturas e filmes, por exemplo, foram retomados e recontextualizados, evidenciando a relação entre textos. À vista disso, a pesquisa transmite aos leitores, a importância do conhecimento prévio, uma vez que muitos memes são produzidos usando a intertextualidade, estabelecendo diálogo com obras de arte, canções, imagens e afins. Palavras-chave: Intertextualidade. Textos Humorísticos. Livros didáticos.

ABSTRACT: This research aims to verify the presence of humorous texts in didactic books in the area of Languages and their Technologies in order, with humorous texts, to analyze whether intertextuality is present and understand it as a resource for the production of meaning. To this end, eight textbooks that are part of the National Textbook Program (PNLD) were selected, especially from the 2020 “Projetos Integradores” collection. The choice for this theme was due to the desire to understand how texts, whether verbal or non-verbal, relate to each other, how they are understood and worked. To carry out the analysis, among so many textual genres, humorous texts were chosen (strip, charge, cartoon, comics [comics], memes, etc.) for their topicality, modernity and relevance in society, especially in times of quick messages like on WhatsApp, where sending memes and stickers has become very recurrent in the daily lives of thousands of individuals. The choice of the textbook was mainly due to its relevance and because it is an important tool to support teaching. As main theorists, the following authors were used: Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Costa Val (2000), Cavalcante (2012, 2018), Koch (1991, 1994, 2003) and others. Based on the investigation carried out on the object of analysis – textbooks –, it was verified that there are humorous texts in most of them and that, in some, intertextuality is also present. Therefore, it was confirmed that it is possible to analyze intertextuality in multimodal/multisemiotic texts. Paintings and films, for example, were retaken and recontextualized, highlighting the relationship between texts. In view of this, the research conveys to readers the importance of prior knowledge, since many memes are produced using intertextuality, establishing a dialogue with works of art, songs, images and the like. Keywords: Intertextuality. Humorous Texts. Didatic books