100 mil seguidores sob a perspectiva analítica

Cruz, Lais Marotto da (2023)

tcc

RESUMO: O fazer literário reflete as escolhas do literato; o reflexo é percebido através dos personagens, estilo de vida e postura designados no enredo; a escolha de cada detalhe é planejada pelo olhar do escritor e como ele espera que o leitor interprete a obra. Portanto, a presente monografia tem por finalidade apresentar a análise literária da obra 100 mil seguidores de Luís Dill com um olhar crítico que se distancia da obra para a compreensão da estrutura. Dill é jornalista e escritor contemporâneo, traz para a literatura sua singularidade de produzir novelas em diálogo com questões atuais, sendo que, para compreensão desse literato, é necessário entender seus escritos, uma vez que é comum neles o retrato do real e a reflexão a partir do conteúdo tratado por um outro viés antes não percebido. Ademais, ressalta-se que o trabalho docente se torna cada vez mais difícil, tendo em vista os veículos de mídia que o escritor aborda em seu texto e a forma como eles repercutem no mundo, sendo obstáculos para o adentrar da literatura no ensino.

ABSTRACT: Literary work reflects the literary choices; the reflection is perceived through the characters, lifestyle and posture designated in the plot; the choice of each detail is planned by the writer's point of view and how he hopes the reader will interpret the work. Therefore, the purpose of this monograph is to present a literary analysis of the work 100 thousand followers by Luís Dill with a critical eye that distances itself from the work in order to understand its structure. Dill is a contemporary journalist and writer, brings to literature his singularity of producing novels in dialogue with current issues, and, in order to understand this writer, it is necessary to understand his writings, since the portrait of reality and the reflection on it are common in them. from the content treated by another bias previously unnoticed. Furthermore, it is emphasized that the teaching work becomes increasingly difficult, considering the media vehicles that the writer addresses in his text and the way they have repercussions in the world, being obstacles to entering literature in teaching.