Formação de docentes para educação profissional e tecnológica: entre políticas, ofertas e resistências: um estudo de caso no IFES – Campus Cachoeiro de Itapemirim
dissertacao_mestrado
RESUMO O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa: Educação, Trabalho, Ciên-cia e Tecnologia – Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tec-nológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM). Ao tratar da formação do pessoal docente da Educação Profissional nos Institutos Fe-derais, esse estudo de caso focaliza três aspectos que envolvem os seus processos formativos: políticas públicas destinadas à formação de docentes para a EPT; inicia-tivas e condições oferecidas por essas instituições, com vistas ao suprimento da demanda de formação docente e, por fim, investiga o itinerário formativo e o nível de interesse ou resistência à formação pedagógica por parte dos docentes da área téc-nica do campus – Cachoeiro de Itapemirim, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O objetivo geral é investigar no campo de formação de docentes para a EPT, se, em meio às iniciativas e condições de ofertas no âmbito da Rede Federal, há elementos que evidenciem, de alguma forma, resistências à formação pedagógica por parte dos docentes da área técnica desse campus do IFES. Quanto aos especí-ficos, estão: descrever na perspectiva dos sujeitos da pesquisa, qual a importância dessa formação para o exercício da docência; identificar as ações institucionais no âmbito do IFES que se relacionam com a questão da formação pedagógica, analisar os motivos que levaram os docentes da área técnica a se submeterem à formação pedagógica, elencar as possíveis razões da resistência à formação pedagógica en-tre os docentes da área técnica, sujeitos dessa pesquisa. A pesquisa responde às seguintes perguntas: qual a importância da formação pedagógica, na ótica dos do-centes engenheiros, que atuam na área técnica em um campus do IFES? Que sa-beres podem contribuir para a formação destes professores, que lhes permitam me-lhor compreender a prática de ensinar? Quais as iniciativas do IFES no sentido de promover a formação pedagógica desses profissionais? Os procedimentos de coleta de dados foram realizados em duas etapas: documentos e entrevista com nove do-centes. Para análise da segunda etapa utilizamos a Análise do Discurso de linha francesa como base teórico-metodológica, conforme Fernandes (2008), Guerra (2009), Orlandi (2009) e Marques (2011). A fundamentação teórica e a análise do-cumental são precedidas de um recorte histórico da Educação Profissional, na perspectiva de formação omnilateral, partindo da sua origem dual e assistencialista, culminando com uma proposta de formação integral no âmbito dos Institutos Fede-rais. Nesse construto, nos apoiamos em Ciavatta (2014), Kuenzer (2008), Libâneo (2012), Machado (2008), Moura (2014) e Ramos (2014). A análise documental evi-dencia a presença de uma política de formação docente na Rede Federal, nos ní-veis de aperfeiçoamento, especialização e mestrado, apresentando ofertas compatí-veis com a demanda de formação. Entretanto, o IFES não se vale dessa política de formação, ao dar ênfase ao saber técnico, quando realiza concursos publicos de ingresso para a carreira docente. As entrevistas apontaram que o saber pedagógico não é algo desejado por esses docentes e que a legislação se tornou o fator deter-minante para a formação pedagógica da maioria dos sujeitos, ou seja, ela só é reali-zada se for uma obrigatoriedade legal. Os resultados da pesquisa podem contribuir no aproveitamento das políticas de formação docente para a EPT no âmbito do IFES, ao trazer sugestões de mudanças no processo de seleção de servidores para o seu quadro docente.
ABSTRACT. The present work is linked to the research line entitled “Education, Work, Science and Technology” – Constitutive Processes and Educational Practices in Technological Education of IFTM’s Post Graduation Proggrame in Technological Education (PPGET-IFTM). Considering the formation of teachers of Professional Education of the federal institutes, this study aims at three aspects which involve these process-es: public policies destined to this very formation; initiatives and conditions offered by the institutes aiming at the supplying of the demands in the area; and finally in-vestigation of its itinerary and the level of interest or resistance to the pedagogical formation from the teachers of the technical area working at the institute`s campus of Cachoeiro de Itapemirim, at the Federal Institute of Espírito Santo (IFES). Our general objective is to investigate if within the initiatives and offering conditions in the Federal level there are any elements which prove any resistance to this formation amongst these teachers. The specific objectives are to describe from the subject`s view what the importance of this formation for the teaching activity is; to identify IFES`s institutional actions that relate to this formation; to analyse the motives which led the teachers of the technological area to apply to it; to establish the possi-ble reasons for this resistance amongst teachers. This research answers the follow-ing questions: what`s the importance of the pedagogical formation according to the engineers working as teachers in IFES`s technical area? What kind of knowledge may be useful to their improvement as teachers of this specific area? Which are IFES`s initiatives to promote these professionals` formation? The data collection procedures were accomplished in two different stages: first, several different documents were acquired, then nine teachers were interviewed. For the analysis of the second stage, we have applied the French Speech Analysis as a theoric and methodological base according to Fernandes (2008), Guerra (2009), Orlandi (2009) e Marques (2011). The theoric discussion and document analysis are preceeded of the Professional Education`s historical background from an omnilateral formation perspective since its dual and assistentialist origins towards the proposal of an inte-gral formation attending the Federal Institutes. In this ocasion, we base ourselves in Ciavatta (2014), Kuenzer (2008), Libâneo (2012), Machado (2008), Moura (2014) and Ramos (2014). The documental analysis points to the presence of policies ap-plied to teacher formation in the federal scope in the levels of improvement, specialization and master’s degrees presenting compatible offers to existing demands. Eventhough IFES does not apply to this policy when it only enphasizes the technical knowledge in its exams for the federal teaching career. The interviews showed that the pedagogical knowledge is not at all desired by these teachers, and that compulsory legislation has been the main aspect of their aplliances to the formation itself. The results of the research may contribute with the policies involving this Professional Technological Education formation in the scope of the Federal Institutes when bringing suggestions for changes to the new employees` selection processes.
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