Eficiência dos portos públicos brasileiros: uma análise regional considerando a complexidade das operações portuárias

Christo, Murilo Pignaton Firme (2022)

tcc

RESUMO: Os portos configuram-se como elemento de desenvolvimento econômico e estratégico do país. São as portas de entrada e saída de mercadorias no país, viabilizam as trocas e a conexão de mercado local e global. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência dos portos brasileiros, considerando sua complexidade operacional, ou seja, os diversos tipos de carga movimentada. Para isso, utilizou-se a abordagem não paramétrica dos modelos de programação linear de Análise Envoltória de Dados (DEA). Aplicada em uma amostra de 33 portos públicos brasileiros e separando as análises por tipo de carga movimentada, no período de 2018 a 2021. Os resultados mostram que os portos podem apresentar diferentes níveis de eficiência produtiva, técnica e de escala quando são comparados quanto a sua complexidade de operação. Este estudo se justifica pelo fato do setor portuário estar em processo de crescimento e demandar de uma transformação de suas operações com foco em metas de desempenho. Isso, a fim de maximizar a produtividade em relação aos fatores de produção empregados, tornar o setor mais competitivo e promover ganhos para a sociedade e para o mercado em que atua.

ABSTRACT: Ports are configured as an element of economic and strategic development of the country, because they enable the exchange of goods and the connection of local and global markets, as they are the entry and exit doors of these goods. Therefore, this study aimed to evaluate the efficiency of Brazilian ports, considering their operational complexity, the various types of cargo handled. For this, the non-parametric approach of linear programming models of Data Envelopment Analysis (DEA) was used, which was applied to a sample of 33 Brazilian public ports and separating the analyses by type of cargo handled, in the period from 2018 to 2021. The results show that ports can present different levels of productive, technical, and scale efficiency when they are compared as to their operation complexity. This study is justified by the fact that the port sector is in a process of growth and therefore requires a transformation of its operations focused on performance goals in order to maximize productivity in relation to the factors of production employed, make the sector more competitive and promote gains for society and for the market in which it operates.


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