Show simple item record

Práticas experimentais e a cultura maker: uma proposta de sequência didática sobre a água para o ensino de ciências

dc.contributor.advisorVasconcellos, Ruan Managna
dc.contributor.authorPinheiro, Jailini Tatiely
dc.contributor.authorElias, Lorena Aparecida Boone
dc.date.accessioned2023-02-24T19:26:20Z
dc.date.available2023-02-24T19:26:20Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationPINHEIRO, Jailini Tatiely; ELIAS, Lorena Aparecida Boone. Desenvolvimento de uma sequência didática por meio da atividade experimental problematizada para aprendizagem significativa de soluções químicas e espectro eletromagnético combinado ao uso de smartphones. 2022. 15 f. Trabalho Final de Curso (Especialização em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2946
dc.description.abstractRESUMO: O estudo da cultura maker é o ato "de aprender fazendo" colocando o aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem. A utilização de ferramentas de fácil acesso leva o conhecimento ao aluno, de maneira remota e recupera a aprendizagem que ficou defasada com o cenário pandêmico. O presente trabalho tem o intuito de criar uma sequência didática com práticas experimentais sobre a água para o ensino de ciências utilizando o método da cultura maker, a fim de facilitar o aprendizado de ciências e aperfeiçoar o planejamento de aula do professor. A sequência didática com prática experimental será montada por meio de revisão bibliográfica, baseando-se na cultura maker sobre o tema água, envolvendo questões ambientais e biológicas. Essa sequência didática será validada por meio de um questionário no Google Forms por professores de ciências do ensino fundamental do 6º ao 9º ano das escolas públicas do município de Colatina-ES. Conforme a aplicação do questionário, os professores afirmaram que a sequência didática facilita o seu planejamento nas aulas e beneficia os alunos no processo da construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The study of maker culture is the act of "learning by doing" placing the student as the protagonist in the teaching-learning process. The use of easily accessible tools brings knowledge to the student remotely and recovers the learning that was outdated with the pandemic scenario. This work aims to create a didactic sequence with experimental practices on water for science teaching using the maker culture method, in order to facilitate science learning and improve the teacher's lesson planning. The didactic sequence with experimental practice will be assembled through a bibliographical review, based on the maker culture on the water theme, involving environmental and biological issues. This didactic sequence will be validated through a questionnaire on Google Forms by elementary school science teachers from the 6th to the 9th grade of public schools in the municipality of Colatina-ES. According to the application of the questionnaires, the teachers stated that the didactic sequence facilitates their planning in the classes and benefits the students in the process of knowledge construction.pt_BR
dc.format.extent17 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectFaça você mesmo - Aspectos educacionaispt_BR
dc.titlePráticas experimentais e a cultura maker: uma proposta de sequência didática sobre a água para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Colatinapt_BR
ifes.course.underposgraduateEnsino de Ciências da Natureza
dc.contributor.memberBraga, Ana Cláudia Fehelberg Pinto
dc.contributor.memberMoreira, Silvana Goldner


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record