Práticas experimentais e a cultura maker: uma proposta de sequência didática sobre a água para o ensino de ciências

Pinheiro, Jailini Tatiely ; Elias, Lorena Aparecida Boone (2022)

tcc

RESUMO: O estudo da cultura maker é o ato "de aprender fazendo" colocando o aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem. A utilização de ferramentas de fácil acesso leva o conhecimento ao aluno, de maneira remota e recupera a aprendizagem que ficou defasada com o cenário pandêmico. O presente trabalho tem o intuito de criar uma sequência didática com práticas experimentais sobre a água para o ensino de ciências utilizando o método da cultura maker, a fim de facilitar o aprendizado de ciências e aperfeiçoar o planejamento de aula do professor. A sequência didática com prática experimental será montada por meio de revisão bibliográfica, baseando-se na cultura maker sobre o tema água, envolvendo questões ambientais e biológicas. Essa sequência didática será validada por meio de um questionário no Google Forms por professores de ciências do ensino fundamental do 6º ao 9º ano das escolas públicas do município de Colatina-ES. Conforme a aplicação do questionário, os professores afirmaram que a sequência didática facilita o seu planejamento nas aulas e beneficia os alunos no processo da construção do conhecimento.

ABSTRACT: The study of maker culture is the act of "learning by doing" placing the student as the protagonist in the teaching-learning process. The use of easily accessible tools brings knowledge to the student remotely and recovers the learning that was outdated with the pandemic scenario. This work aims to create a didactic sequence with experimental practices on water for science teaching using the maker culture method, in order to facilitate science learning and improve the teacher's lesson planning. The didactic sequence with experimental practice will be assembled through a bibliographical review, based on the maker culture on the water theme, involving environmental and biological issues. This didactic sequence will be validated through a questionnaire on Google Forms by elementary school science teachers from the 6th to the 9th grade of public schools in the municipality of Colatina-ES. According to the application of the questionnaires, the teachers stated that the didactic sequence facilitates their planning in the classes and benefits the students in the process of knowledge construction.


Collections: