Desenvolvimento de uma sequência didática por meio da atividade experimental problematizada para aprendizagem significativa de soluções químicas e espectro eletromagnético combinado ao uso de smartphones

Folli, Gabriely Silveira (2023)

tcc

RESUMO: O novo currículo do ensino médio do estado do Espírito Santo criado em 2018 visa correlacionar o cotidiano do estudante com o contexto escolar. O uso de abordagens de metodologias ativas de ensino como a Atividade Experimental Problematizada (AEP) integrada à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) é uma alternativa para instigar maior ação do estudante como alvo central do ensino. A Sequência Didática (SD) é um processo de intervenção pedagógica pautada na ordenação da sequência do ensino e aprendizagem, com atividades bem estruturadas para desenvolvimento dos objetivos estabelecidos inicialmente entre o docente e discente. Nesse trabalho, o objetivo foi o desenvolvimento de uma sequência didática com utilização dos instrumentos educacionais AEP e CTSA para desenvolvimento do conhecimento no ensino de química (soluções) e física (espectro eletromagnético) para o segundo ano do Ensino Médio. O tema central para a SD foi a quantificação de Sulfato de Cobre II penta-hidratado. A problematização da SD foi construída por toxicologia da solução de interesse, utilizando aplicativos digitais gratuitos disponíveis em aparelhos móveis para maior imersão dos estudantes, além da utilização de plataformas de laboratórios virtuais gratuitos. A SD foi construída em doze aulas, distribuídas em três aulas para Problematização Inicial, seis aulas para Organização do Conhecimento, duas aulas para Aplicação do Conhecimento e uma aula para Sistematização do Conhecimento, contendo todo material a ser utilizado, tais como a divisão das aulas, os objetivos específicos, os objetivos do conhecimento e as dinâmicas.

ABSTRACT: The new high school curriculum in the state of Espírito Santo (2018) aims to correlate the student's daily life with the school context. The use of active teaching methodologies approaches such as the Problematized Experimental Activity (AEP) integrated to Science, Technology, Society and Environment (STSE) is an alternative to instigate a high student action as a central target of teaching. The Didactic Sequence (DS) is a pedagogical intervention process based on the ordering of the teaching and learning sequence, with wellstructured activities to develop the objectives initially established between the teacher and the student. In this work, the objective was the development of a didactic sequence using the educational instruments AEP and STSE for the development of knowledge in the teaching of chemistry (solutions) and physics (electromagnetic spectrum) for the second year of high school. The central theme for DS was the copper(II) sulfate pentahydrate quantification. The DS problematization was built by the interest solution toxicology. It was used free digital applications available on mobile devices for greater immersion of students (Redgim software), in addition to the use of free virtual laboratory platforms. The DS was built in twelve classes, divided into: three initial problematization classes, six knowledge organization classes, two knowledge application classes and three knowledge systematization classes, containing all the material to be used, such as class division, specific objectives, knowledge objectives and dynamics addressed in this study.


Collections: