ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DA TEORIA ATÔMICA NO ENSINO MÉDIO

Tongo, Carlos ; Silva, Ana Júlia e (2022)

tcc

Esta pesquisa tem por objetivo sistematizar e aplicar uma proposta pedagógica fundamentada na Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como forma de contribuir com o processo de aprendizagem do Ensino de Química a partir do conteúdo modelos atômicos. O estudo foi desenvolvido em quatro etapas, sendo constituídas: (I) Capítulo de estudo do referencial teórico; (II) Estudo do referencial metodológico; (III) Elaboração da proposta a ser investigada; (IV) Análise da proposta por meio da qual pretendemos alcançar o objetivo da pesquisa em educação. Durante o desenvolvimento teórico, podemos identificar que o processo educacional atual não leva em consideração a essência do conceito, esse desfalque educacional não ajuda a formar cidadãos críticos e desfavorece as atuações dos mesmos na sociedade. Do ponto de vista teórico-metodológico esta pesquisa ancora-se no Materialismo Histórico Dialético, na Teoria Histórico-Cultural, na Atividade Orientadora de Ensino. Partindo desse pressuposto, a pesquisa desenvolveu-se como um experimento didático inspirado pela concepção da AOE a partir de Situações Desencadeadoras da Aprendizagem (SDA) com estudantes do primeiro ano do ensino médio integrado ao curso de biotecnologia do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vila Velha. Como procedimento de produção de dados foi realizado encontros presenciais com gravações durante as aulas e encontros assíncronos, tendo como auxílio um mural digital chamado Padlet. Partindo destes dados, ao analisar a intervenção didática, movimentos e falas dos estudantes ao longo da ação de ensino, foi possível concluir que a proposta se mostrou eficaz dentro do seu propósito de fomentar a necessidade do conceito dos modelos atômicos.

This research aims to systematize and apply a pedagogical proposal based on the Teaching Guiding Activity as a way to contribute to the learning process of Chemistry Teaching from the content of atomic models. The study was developed in four stages, consisting of: (I) Study chapter of the theoretical framework; (II) Study of the methodological framework; (III) Elaboration of the proposal to be investigated; (IV) Analysis of the proposal through which we intend to achieve the objective of research in education. During the theoretical development, we can identify that the current educational process does not take into account the essence of the concept, this educational embezzlement does not help to form critical citizens and disfavors their performance in society. From a theoretical and methodological point of view, this research is rooted in dialectic historical materialism, history and cultural theory, teaching activity and pedagogical guide activity (AOE). Based on this assumption, the research was developed as a didactic experiment inspired by the conception of AOE from Learning Trigger Situations (SDA) with students of the first year of high school integrated into the biotechnology course of the Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vila Velha. The entire analysis of the research data was produced by faceto- face meetings with recordings during the courses and asynchronous meetings, using a digital wall called a padlet. Based on these axes, when analyzing the didactic intervention, movements and speeches by students throughout the teaching action, it was possible to conclude that the proposal proved to be effective within its purpose of promoting the need for the concept of atomic models. Keywords: Historical-Logical Movement. Teaching Guidance Activity. Atomic Models. Chemistry teaching.


Collections: