Planejamento de atividades pedagógicas gamificada baseada em contação de história
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Essa pesquisa tem como objetivo demonstrar como os elementos da gamificação e da contação de História podem servir para potencializar a aprendizagem no Ensino Fundamental II. Além de uma revisão bibliográfica, utilizada como forma de dar suporte teórico ao problema, é apresentado ao longo do trabalho um método para a construção de uma proposta de atividade didática inspirada em elementos de gamificação e de Role-Playing Game. Em outras palavras, o trabalho apresenta um planejamento baseado na aprendizagem por meio de simulações de problemas histórico-fantásticos. Assim, o estudo traz uma discussão sobre autores que investigam o jogo e o brincar, uma estrutura para a construção da proposta didática e um esboço prático de uma aula sobre a Idade Média construída a partir de fatos históricos e imaginários. O projeto Reino em Ruínas busca mostrar as possibilidades educacionais que o jogo possui para o ensino de História, além de servir como um recurso capaz de fomentar a interdisciplinaridade, o senso crítico, a autonomia, a tomada de decisões e o raciocínio lógico.
This research aims to demonstrate how the elements of gamification and storytelling can serve to enhance learning in Elementary School II. In addition to a bibliographic review, used as a way of providing theoretical support to the problem, a method for the construction of a proposal for a didactic activity inspired by gamification and Role Playing Game elements is presented throughout the work. In other words, the work presents a planning based on learning through simulations of fantastic-historical problems. So, the study brings a discussion about authors who investigate the game and playing, a structure for the construction of the didactic proposal and a practical outline of a class on the Middle Ages built from historical and imaginary facts. The Reino em Ruínas project seeks to show the educational possibilities that the game has for the teaching of History, in addition to serving as a resource capable of promoting interdisciplinarity, critical thinking, autonomy, decision-making and logical reasoning.
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