A Matemática em História em Quadrinhos

Gandine, Carolina de Oliveira Souza (2022-12-12)

tcc

RESUMO: Esta pesquisa qualitativa, de base epistemológica interpretativa, investigou como a história em quadrinhos Hoje é dia de salada de frutas! (GOMES, 2022) pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças de 5 anos. Para isso, foi realizado um estudo de caso com 24 crianças de uma turma da educação infantil de uma escola municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. A pesquisa, estruturada a partir da observação da rotina escolar da turma, do planejamento de uma sequência didática para o trabalho com a história em quadrinhos Hoje é dia de salada de frutas! e do seu desenvolvimento prático em sala de aula, junto ao referencial teórico que sustentou a análise dos dados, apontou que o trabalho com a matemática na infância mediado pelas histórias em quadrinhos planejadas/elaboradas com intencionalidade educativa (BRASIL, 2017), enquanto atividade específica de resolução de problemas (ZANON, 2019), tem potencialidades para o desenvolvimento do raciocínio combinatório na infância. Foi possível observar que as crianças demonstraram ser capazes de estabelecer critérios para suas escolhas. Assim, indicaram, por exemplo, conhecimentos acerca das ideias de contagem e enumeração quando buscaram resolver a situação contada na história em quadrinhos, além de determinarem uma relação entre ordem e posição, chegando, inclusive, a trabalhar com a noção de esgotamento de possibilidades. Desse modo, pode-se concluir que é possível o trabalho com o raciocínio combinatório desde a infância, ampliando a matemática focalizada nessa etapa da educação básica para além da abordagem dada aos números, numerais e algarismos.

ABSTRACT: This qualitative research, with an interpretative epistemological base, investigated how the comic book Today is fruit salad day! (GOMES, 2022) can help in the development of combinatorial reasoning in 5-year-old children. For this, a case study was developed with 24 children from a kindergarten class at a municipal school in Cachoeiro de Itapemirim, state of Espírito Santo. The research, which was structured from the observation of the class's school routine, from the planning of a didactic sequence to work with the comic book Today is fruit salad day! and its practical development in the classroom, together with the theoretical framework that supported the data analysis, pointed out that the work with mathematics in childhood mediated by comic books planned/elaborated with educational intentions (BRASIL, 2017), as a specific problem solving activity (ZANON, 2019), has potential for the development of combinatorial reasoning in childhood. It was observed that the children demonstrated to be able to establish criteria for their choices. In this way, they indicated, for example, knowledge about the ideas of counting and enumeration when they tried to solve the situation told in the comic book, in addition to determining a relationship between order and position, even working with the notion of exhaustion of possibilities. Thus, it can be concluded that it is possible to work with combinatorial reasoning since childhood, expanding the mathematics focused on this stage of basic education beyond the approach given to numbers, numerals and digits.


Collections: