Show simple item record

ATIVIDADE EXPERIMENTAL COMO PROPOSTA PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DE ENSINO

dc.contributor.advisorLopes, Luis Carlos Loss
dc.contributor.authorBorges, Caio Wesley
dc.date.accessioned2023-02-14T18:07:44Z
dc.date.available2023-02-14T18:07:44Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationBORGES, Caio Wesley. Atividade experimental como proposta para a contextualização de ensino. 2022. 36 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2912
dc.description.abstractMuitos jovens após concluir o ensino médio, se sentem inseguros em ingressar em universidades e/ou mercado de trabalho, resultando em um sentimento de impotência. Na unidade escolar, o corpo docente não é devidamente preparado para identificar as necessidades dos alunos de modo a atendê-las. Como resultado, a escola passa a trabalhar com conteúdos em um grau de abstração que sob a óptica dos alunos, se apresentam desconexos da realidade. Neste sentido, o presente trabalho buscou responder a seguinte questão: “Atividades experimentais seriam uma alternativa viável a ser tomada a fim de amenizar os problemas descritos, propondo novos caminhos para educação, alinhando os alunos ao mundo das ciências e da tecnologia?”. A fundamentação teórica foi baseada na Tendência Pedagógica Escola Nova, devido ao papel da escola dentro deste movimento, caracterizado por adequar às necessidades individuais ao meio, devendo a escola estruturar-se e organizar-se de modo a reproduzir a sociedade. Ainda, baseou-se na Aprendizagem por Descoberta desenvolvida pelo psicólogo Jerome Bruner, devido a sua defesa de uma aprendizagem ativa, a partir de explorações e descobertas, reconfigurando as concepções de ensino transmissiva e enciclopédica. A proposta contou com o levantamento de dados, constituído por uma pesquisa inicial sobre a satisfação dos alunos acerca dos conteúdos abordados dentro da escola, na qual constatou que as teorias e práticas não são trabalhadas de forma proporcional dentro da sala de aula, compreendendo a opinião de 62% dos alunos entrevistados; foi aplicada uma atividade experimental onde os discentes puderam observar os efeitos da toxicidade de soluções aquosas de detergentes em diferentes concentrações sobre a germinação do grão de feijão (Phaseolos vulgaris); uma aula expositiva dialogada, para sanar dúvidas e efetuar o fechamento do conteúdo; e confecção de relatório utilizando o recurso Padlet. Foi possível observar por meio de ideias expressas pelos alunos, um maior engajamento na atividade proposta, maior participação e entusiasmo. Para muitos dos alunos, esta foi a primeira atividade experimental desenvolvida no âmbito escolar, o que nos permite refletir sobre a importância do professor em relação ao desenvolvimento integral do estudante.pt_BR
dc.format.extent36 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCiências da natureza – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino contextualizadopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleATIVIDADE EXPERIMENTAL COMO PROPOSTA PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DE ENSINOpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.memberBigati, Fabio Luiz
dc.contributor.memberDalapicola, Tiago


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record