dc.description.abstract | Muitos jovens após concluir o ensino médio, se sentem inseguros em ingressar em
universidades e/ou mercado de trabalho, resultando em um sentimento de impotência. Na unidade escolar, o corpo docente não é devidamente preparado para identificar as
necessidades dos alunos de modo a atendê-las. Como resultado, a escola passa a trabalhar com conteúdos em um grau de abstração que sob a óptica dos alunos, se apresentam desconexos da realidade. Neste sentido, o presente trabalho buscou responder a seguinte questão: “Atividades experimentais seriam uma alternativa viável a ser tomada a fim de amenizar os problemas descritos, propondo novos caminhos para educação, alinhando os alunos ao mundo das ciências e da tecnologia?”. A fundamentação teórica foi baseada na Tendência Pedagógica Escola Nova, devido ao papel da escola dentro deste movimento, caracterizado por adequar às necessidades individuais ao meio, devendo a escola estruturar-se e organizar-se de modo a reproduzir a sociedade. Ainda, baseou-se na Aprendizagem por Descoberta desenvolvida pelo psicólogo Jerome Bruner, devido a sua defesa de uma aprendizagem ativa, a partir de explorações e descobertas, reconfigurando as concepções de ensino transmissiva e enciclopédica. A proposta contou com o levantamento de dados, constituído por uma pesquisa inicial sobre a satisfação dos alunos acerca dos conteúdos abordados dentro da escola, na qual constatou que as teorias e práticas não são trabalhadas de forma proporcional dentro da sala de aula, compreendendo a opinião de 62% dos alunos
entrevistados; foi aplicada uma atividade experimental onde os discentes puderam observar os efeitos da toxicidade de soluções aquosas de detergentes em diferentes concentrações sobre a germinação do grão de feijão (Phaseolos vulgaris); uma aula expositiva dialogada, para sanar dúvidas e efetuar o fechamento do conteúdo; e confecção de relatório utilizando o recurso Padlet. Foi possível observar por meio de ideias expressas pelos alunos, um maior engajamento na atividade proposta, maior participação e entusiasmo. Para muitos dos alunos, esta foi a primeira atividade experimental desenvolvida no âmbito escolar, o que nos permite refletir sobre a importância do professor em relação ao desenvolvimento integral do estudante. | pt_BR |
Redes Sociais