Reflexões sobre o perfil do professor: uma análise a partir dos microdados do SAEB 2021

Baense, Damila Paola de Melo (2023)

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RESUMO: Dar voz ao professor, compreender seu perfil e conhecer como as mudanças na sociedade influenciam na sua profissão é um fator importante para que possamos entender como os processos de ensino e aprendizagem podem ser aprimorados e de que forma essas transformações interferem diretamente na escola e nas vidas de alunos e professores. Este artigo teve por objetivo analisar o perfil profissional de professores e professoras que ensinam matemática do 5º (e) ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública do Estado do Espírito Santo. Trata-se de um estudo de cunho misto, de fins descritivos e exploratórios, que toma como fonte de dados secundários o Questionário do professor proveniente dos microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB/2021. Os resultados apontam para uma baixa valorização da profissão na visão dos professores, o que faz com que muitos deles procurem outra forma de remuneração, apontam para ausência da família na escola no processo de ensino e aprendizagem e evidenciam a dificuldade dos professores na implementação de processos tecnológicos como forma de aprimorar suas práticas em sala de aula. Portanto, dar voz ao professor e conhecer o que eles pensam sobre a escola e as políticas públicas educacionais em combinação com as transformações da sociedade, podem ser um caminho para que os processos de ensino e aprendizagem possam ser aprimorados.

ABSTRACT: Giving teachers a voice, understanding their profile and knowing how changes in society influence their profession is an important factor for us to understand how the teaching and learning processes can be improved and how these transformations directly interfere in the school and life of students and teachers. This article aimed to analyze the professional profile of male and female teachers who teach mathematics in the 5th and 9th grade of elementary school in public schools in Espírito Santo. This is a mixed study, with descriptive and exploratory purposes, which takes the Teacher's Questionnaire from the SAEB/2021 microdata as a source of secondary data. The results point to a low appreciation of the profession in the view of teachers, which makes many of them look for another form of remuneration, point to the absence of the family at school in the teaching and learning process and highlight the difficulty of the teacher in the implementation of processes technologies as a way to improve their practices in the classroom. Therefore, giving voice to the teacher and knowing what they think about the school and educational public policies combined with the transformations of society can be a way for the teaching and learning processes to be improved.


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