Reconstruindo olhares: estímulos à atenção, concentração e memória de estudantes com TDAH nas aulas de educação física do ensino fundamental I
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RESUMO: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH se classifica entre os transtornos neurobiológicos, de causas genéticas com uma alteração de neurodesenvolvimento caracterizada por uma dificuldade excessiva de iniciar, manter e direcionar ou focar a atenção durante as atividades do dia a dia. Este trabalho tem como objetivo apresentar estratégias e recursos pedagógicos utilizados durante aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I de uma escola pública de Vitória/ES, tais como, as atividades lúdicas, psicomotoras e jogos de estratégia como alternativas para contribuir nos processos de concentração, atenção e memória dos estudantes com TDAH e com necessidades educacionais não específicas. Para a identificação e seleção destas atividades foram realizados levantamentos bibliográficos no tocante assunto, com a finalidade de compreender as dificuldades e necessidades deste público inserido nas salas de aula. Como metodologia de pesquisa adotada para este trabalho trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória de caráter bibliográfico sob o olhar qualitativo, bem como, a pesquisa-ação que relacionamos o objetivo prático e o objetivo de conhecimento no campo da ciência visto à sua dimensão e possibilidade de interlocução com os participantes da pesquisa. Os resultados apontaram que o uso de diferentes estratégias e ou recursos pedagógicos concretos, se mostraram como facilitadores nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, fazer uso de ferramentas lúdicas promoveu o desenvolvimento e a experimentação dos participantes da pesquisa. Diante disso, destaca-se o papel fundamental na mediação no processo de aprendizagens com o auxílio de recursos pedagógicos através da percepção visual-tátil. A utilização destes materiais funciona como mediadores nas propostas de ensino da Educação Física, dando maior significação no sentido de promover as aprendizagens a partir da interação dos estudantes com os materiais e seus pares, bem como, auxiliá-los nos processos de concentração, atenção e memória. Portanto, a pesquisa desenvolvida pretende colaborar com reflexões e intervenções significativas que poderão servir para a inclusão e desenvolvimento dos estudantes com TDAH e com necessidades educacionais não específicas, como também, abrir caminhos para novos estudos voltados para essa temática.
ABSTRACT: Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD is classified among neurobiological disorders, of genetic causes with a neurodevelopmental alteration characterized by an excessive difficulty in initiating, maintaining and directing or focusing attention during daily activities. This work aims to present strategies and/or pedagogical resources used during Physical Education classes in Elementary School I of a public school in Vitória/ES, such as recreational, psychomotor activities and strategy games as alternatives to contribute to concentration processes, attention and memory of students with ADHD and with non-specific educational needs. For the identification and selection of these activities, bibliographic surveys were carried out on the subject, in order to understand the difficulties and needs of this public inserted in the classrooms. As a research methodology adopted for this work, it is an exploratory research with a bibliographic character from a qualitative point of view, as well as an action research that relates the practical objective and the objective of knowledge in the field of science seen in its dimension. and possibility of dialogue with research participants. The results showed that the use of different strategies and or concrete pedagogical resources, proved to be facilitators in the teaching and learning processes. Thus, making use of playful tools promoted the development and experimentation of the research participants. Therefore, the fundamental role in mediation in the learning process with the help of pedagogical resources through visual-tactile perception is highlighted. The use of these materials works as mediators in Physical Education teaching proposals, giving greater significance in the sense of promoting learning from the interaction of students with the materials and their peers, as well as helping them in the processes of concentration, attention and memory. Therefore, the research developed intends to collaborate with reflections and significant interventions that can serve for the inclusion and development of students with ADHD and with non-specific educational needs, as well as opening paths for new studies focused on this theme.
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