Sistema de roteirização utilizando o problema do caixeiro viajante: um estudo de caso aplicado a otimização de rotas em um escritório de contabilidade

Souza, Leidiane dos Santos de (2022-12-19)

tcc

RESUMO O crescimento do mercado tem contribuído para que as empresas tenham a necessi- dade de diferenciar os serviços prestados, portanto garantir a satisfação do cliente está sendo o objetivo principal das organizações. Além da prestação de um bom atendi- mento aos clientes, os escritórios necessitam controlar a produtividade das solicitações e o custo gerado pela demanda. As empresas do setor de contábil trabalham com uma grande movimentação de documentos por parte do cliente e do escritório, sendo de grande importância atender prontamente as solicitações garantindo a satisfação dos clientes. O trabalho tem o objetivo de utilizar da lógica do PCV, juntamente com a Heurística de Saving para desenvolver o aplicativo de entrega/coleta do escritório de contabilidade, onde o Problema do Caixeiro Viajante mostrou eficiência na implantação em vários projetos com demanda de roteirização, onde se fez necessário o estudo do tema em questão para aplicação no trabalho desenvolvido. Dado esse fato, o presente trabalho visa realizar o desenvolvimento de um sistema para o gerenciamento das solicitações de entrega ou recolhimento de documentos, bem como o roteamento do trajeto e o monitoramento das entregas. O trabalho conta como estudo de caso o Escritório de Contabilidade Janete Temporim, atuante no setor de serviços contábeis no município de cachoeiro de Itapemirim que atende um grande número de cliente.

ABSTRACT The growth of the market has contributed to the need for companies to differentiate the services provided, therefore ensuring customer satisfaction is the main objective of organizations. In addition to providing good customer service, offices need to control the productivity of requests and the cost generated by demand. Companies in the accounting sector work with a large movement of documents by the client and the office, and it is of great importance to respond promptly to requests, guaranteeing client satisfaction. The work aims to use the PCV logic, together with the Saving Heuristic to develop the accounting office delivery/collection application, where the Traveling Salesman Problem showed efficiency in the implementation in several projects with high demand of scripting, where it was necessary to study the theme in question for application in the work developed. Given this fact, the present work aims to carry out the development of a system for the management of requests for delivery or collection of documents, as well as route routing and monitoring of deliveries. The work counts as a case study the Janete Temporim Accounting Office, active in the accounting services sector in the municipality of cachoeiro de Itapemirim that serves a large number of customers.


Collections: