Potencialidades para difusão da educação ambiental em ambiente escolar: uma proposta de intervenção pedagógica

Gonçalves Júnior, Elias Rocha (2022)

tcc

A Educação Ambiental é uma importante vertente transformadora do modo de pensar e agir das pessoas na relação com o ambiente. Portanto, mostra-se necessária uma educação voltada para o fortalecimento de um comportamento ambientalmente sustentável. No âmbito do processo educacional, o ambiente escolar está diretamente associado ao nível de envolvimento do aluno com o processo de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo propor uma intervenção pedagógica com foco na educação ambiental no contexto escolar e no consumo consciente de água, por meio da utilização de aplicativos, reflexão crítica e da modalidade simulação. Para tal, realizou-se a revisão bibliográfica trabalhos acadêmicos sobre o uso de aplicativos para a difusão da educação ambiental no ambiente escolar, propôs-se o uso de um aplicativo Android para promoção da Educação Ambiental e do consumo consciente de água, por meio de denúncias anônimas, além da confecção de cartazes temáticos com intuito de promover a interação dos alunos e a busca por soluções viáveis a partir do debate entre eles. Por fim, propôs- se a dramatização de uma situação problemática como um procedimento sistematizador e consolidador da temática do consumo adequado de água. A proposição da intervenção pedagógica e suas etapas visou articular as tecnologias digitais, a observação de um documentário relacionado ao tema em estudo, a criatividade dos alunos e o trabalho em grupo, além da incorporação da arte, no caso a peça de teatro, como ferramentas pedagógicas para construção do conhecimento em uma conjuntura lúdica e de desenvolvimento. A participação direta dos alunos é a base para a aplicação bem-sucedida da proposta apresentada, pois o aprendizado deve ocorrer através de mediação cultural, constituindo a aprendizagem mediada. No cerne da proposta, fundamentada nos conceitos de Vigotski, está o processo de aprendizagem, a qual apresenta a interação como ação constante de modo incitar o desenvolvimento, pois envolve movimentos de avanços e recuos, participação ativa, conscientização, ações criativas e lúdicas para formação do aluno quanto à Educação Ambiental.

Environmental Education is an important transforming aspect of the way people think and act in relation to the environment. Therefore, an education aimed at strengthening environmentally responsible behavior is necessary. In the educational process context, school environment is directly linked to the students’ interest, which, in turn, is an important challenge in teaching process and is directly linked to involvement degree of the student in the learning process. This work aims to propose a pedagogical intervention focused on environmental education in the school context and on the conscious consumption of water, through the use of applications, critical reflection and the simulation modality. To this end, a bibliographic review of academic papers on the use of applications for the dissemination of environmental education in the school environment was carried out, it was proposed to use an Android application to promote Environmental Education and the conscious consumption of water, through anonymous complaints, in addition to the creation of thematic posters in order to promote student interaction and the search for viable solutions based on the debate between them. Finally, the dramatization of a problematic situation was proposed as a systematizing and consolidating procedure to the theme of adequate water consumption. The proposal of the pedagogical intervention and its stages aimed to articulate digital technologies, the observation of a documentary related to the topic under study, the students' creativity and group work, in addition to the incorporation of art, in this case the theater play, as pedagogical tools for the construction of knowledge in a playful and developmental context. The direct participation is the basis for the successful application of the proposal presented, as learning must occur through cultural mediation, constituting mediated learning. At the heart of the proposal, based on Vygotsky's concepts, is the learning process, which presents interaction as a constant action in order to incite development, as it involves movements of advances and retreats, active participation, awareness, creative and playful actions for training of the student regarding Environmental Education.


Collections: