Formação docente para atuação no ensino superior à distância: uma análise do processo formativo de professores da Universidade Federal do Espírito Santo

Almeida, Jaqueline Ferreira de (2022)

tcc

A expansão da educação a distância pode ser evidenciada pelo alto quantitativo de matrículas e pelo quantitativo de vagas ofertadas nessa modalidade de ensino, sendo o dobro de vagas que o ensino presencial oferta. Nesse direcionamento, o presente estudo possui como objetivo analisar o percurso formativo de professores do ensino superior que atuam na educação a distância na Universidade Federal do Espírito Santo. Para tanto, se utilizou de pesquisa de abordagem qualitativa e de aplicação de questionário aos professores atuantes na instituição lócus da pesquisa. Tomou-se como base que a formação de professores é fundamental para a promoção da educação de qualidade socialmente referenciada e a especificidade do exercício docente nessa modalidade de ensino, em que prevalece um profissional polidocente. Os dados evidenciaram para a necessidade de desenvolvimento de ações de formação continuada, de maneira a possibilitar a apreensão de conhecimentos e saberes no desenvolvimento de cursos ofertados na modalidade de ensino a distância.


Collections: