dc.contributor.advisor | Cade, Marcia Brandão Santos | |
dc.contributor.author | Oliveira, Leonardo da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T20:47:04Z | |
dc.date.available | 2023-02-13T20:47:04Z | |
dc.date.issued | 2022-12-24 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Leonardo da Silva. Educação especial: a importância das tecnologias assistivas no processo de inclusão. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2896 | |
dc.description.abstract | Diante de uma sociedade em que as tecnologias estão cada vez mais presente na
vida das pessoas, auxiliando nas tarefas do dia a dia e colaborando para uma
melhor qualidade de vida, ao falar sobre educação especial na perspectiva de
inclusão, temos que pensar nas tecnologias como uma das formas de inclusão.
Dessa modo, ao falar de tecnologias na educação especial, estamos falando das
tecnologias assistivas (TAs). Assim, surgiu a pergunta problema para esta
investigação: como utilizar as tecnologias assistivas como meio de inclusão no
processo ensino e aprendizagem? Com o objetivo de identificar a importância das
tecnologias assistivas na inclusão de crianças com necessidades especiais, em
salas de atendimento educacional especializado, foram feitas entrevistas em duas
escolas, com os professores envolvidos nesse processo. Concluiu-se com os dados
obtidos, que as tecnologias assistivas possuem grande importância no processo de
ensino e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, pois
elas ajudam no desenvolvimento do aluno, auxiliando em sua autonomia. Contudo,
as tecnologias assistivas não são as únicas influenciadoras, pois o profissional de
Atendimento Educacional Especializado (AEE), precisa saber usar as TAs para que
o ensino seja de fato efetivado. | pt_BR |
dc.description.abstract | Faced with a society in which technologies are increasingly present in people's lives,
helping with day-to-day tasks and contributing to a better quality of life, when talking
about special education from the perspective of inclusion, we have to think of
technologies as one of the ways of inclusion. Thus, when talking about technologies
in special education, we are talking about assistive technologies (ATs). Thus, the
problem question for this investigation arose: how to use assistive technologies as a
means of inclusion in the teaching and learning process? In order to identify the
importance of assistive technologies in the inclusion of children with special needs in
specialized educational service rooms, interviews were carried out in two schools
with the teachers involved in this process. It was concluded with the data obtained,
that assistive technologies have great importance in the teaching and learning
process of students with special educational needs, as they help in the development
of the student, helping in their autonomy. However, assistive technologies are not the
only influencers, as the Specialized Educational Assistance (SEA) professional
needs to know how to use ATs so that teaching is actually carried out. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Educação Especial: a importância das tecnologias assistivas no processo de inclusão | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | IFES | pt_BR |
dc.contributor.institution | UFES | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5692912191816080 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Informática na Educação | |
dc.contributor.member | Passos, Marize Lyra Silva | |
dc.contributor.member | Brum, Jaqueline Magalhães | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/4004424177280845 | pt_BR |
Redes Sociais