Educação Especial: a importância das tecnologias assistivas no processo de inclusão

Oliveira, Leonardo da Silva (2022-12-24)

tcc

Diante de uma sociedade em que as tecnologias estão cada vez mais presente na vida das pessoas, auxiliando nas tarefas do dia a dia e colaborando para uma melhor qualidade de vida, ao falar sobre educação especial na perspectiva de inclusão, temos que pensar nas tecnologias como uma das formas de inclusão. Dessa modo, ao falar de tecnologias na educação especial, estamos falando das tecnologias assistivas (TAs). Assim, surgiu a pergunta problema para esta investigação: como utilizar as tecnologias assistivas como meio de inclusão no processo ensino e aprendizagem? Com o objetivo de identificar a importância das tecnologias assistivas na inclusão de crianças com necessidades especiais, em salas de atendimento educacional especializado, foram feitas entrevistas em duas escolas, com os professores envolvidos nesse processo. Concluiu-se com os dados obtidos, que as tecnologias assistivas possuem grande importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, pois elas ajudam no desenvolvimento do aluno, auxiliando em sua autonomia. Contudo, as tecnologias assistivas não são as únicas influenciadoras, pois o profissional de Atendimento Educacional Especializado (AEE), precisa saber usar as TAs para que o ensino seja de fato efetivado.

Faced with a society in which technologies are increasingly present in people's lives, helping with day-to-day tasks and contributing to a better quality of life, when talking about special education from the perspective of inclusion, we have to think of technologies as one of the ways of inclusion. Thus, when talking about technologies in special education, we are talking about assistive technologies (ATs). Thus, the problem question for this investigation arose: how to use assistive technologies as a means of inclusion in the teaching and learning process? In order to identify the importance of assistive technologies in the inclusion of children with special needs in specialized educational service rooms, interviews were carried out in two schools with the teachers involved in this process. It was concluded with the data obtained, that assistive technologies have great importance in the teaching and learning process of students with special educational needs, as they help in the development of the student, helping in their autonomy. However, assistive technologies are not the only influencers, as the Specialized Educational Assistance (SEA) professional needs to know how to use ATs so that teaching is actually carried out.


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