dc.identifier.citation | A ESCOLA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO DIGITAL. Facetas da inclusão digital caracterizando-se em sua maioria em uma pesquisa de campo. Publicado por: Cristiane Millan de Mattos. Disponível em: <https://m.monografias.brasilescola.uol.com.br/matematica/a-escola-como-espaco inclusao-digital.htm>. Acesso em: 10 de maio de 2022. ALMEIDA, André. Educação em tempos de isolamento social: o ensino via Google Meet e Google Forms. Disponível em: <https://revistas.ufob.edu.br/index. php/pqe/article/view/715/1049 >. Acesso 24 set. 2022. ASSIMAKOPOULOS, Lucinéia Soares da Silva. O uso do Padlet no ensino das fábulas: Uma proposta estratégica de intervenção na formação leitora em tempos de isolamento social. Disponível em: <https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1830>. Acesso 03 nov. 2022. BEHAR, P. A. Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013. BORGES, Paula Simone Cordeiro Capaz Borges; ISOTONI, Seiji Isotani; SANTOS Jr. Jário José dos. Design educacional adaptado para formação docente contextualizada sobre o Google Forms. Disponível em: <https://especializacao.icmc.usp.br/documentos/tcc/paula_borges.pdf>. Acesso 25 set. 2022. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96 de 20 de dezembro de 1996). Brasília: MEC, 1996. Disponível em: <https://www.mec.gov.br/legis/pdf/LDB.pdf >. Acesso em: 25 de maio 2022. CAETANO, Evellyn de Assis ; REBELO, Karina Cenciani; OLIVEIRA, Fabiana Lúcio. A ferramenta padlet como auxílio da aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, no contexto do ensino remoto emergencial. Disponível em: <https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/236/162> . Acesso: 01 nov. 2022. CAETANO, Marcos Antônio Guedes. Em tempos de ensino remoto: praticando Matemática no Google Forms a partir de um boletim epidemiológico sobre o Coronavírus-Covid-19. Disponível em: <https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ REMAT/article/view/4856/2989 >. Acesso: 24 set. 2022. CAMARGOS Jr., Artur Pires de. Competências digitais de professores: contribuições para práticas de gamificação com google forms. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_ MD1_SA119_ID3132_27072021214412.pd >. Acesso: 24 set. 2022. CARMO, Bougleux Bonjardim da Silva. O ensino dos conectores com uso de formulários do google. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/ index.php/entreletras/article/view/5436/14367 >. Acesso: 24 set. 2022. 46 CARRERA FARRÁN, F. X.; COIDURAS RODRÍGUEZ, J. L. Identificación de la competencia digital del profesor universitario: un estudio exploratorio en el ámbito de las Ciencias Sociales. REDU - Revista de Docência Universitária, v. 10, n. 2, p. 273, 2 ago. 2012. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_ pde/2 014/2014_unioeste_ped_artigo_margarete_campagnolo_de_morais.pdf>. Acesso em: 03 de maio de 2022. COSTA, Maria Elízia Cavalcante; CARVALHO, Tatiana Lourenço de. Ensino de espanhol como padlet: propostas de atividades para uma unidade didática com o gênero artigo de opinião. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index. php/forum/article/view/83612/51414 >. Acesso: 24 set. 2022. DECARLI, Cecília; KIRINUS, Giulia Oppa e BOLL, Cíntia Inês. Extensão além dos muros da Universidade: produção coletiva de um recurso educacional aberto como possibilidade de disseminação da educação emocional. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/17861>. Acesso: 24 set. 2022. ENGEN, B. K. Understanding social and cultural aspects of teachers’ digital competencies. Comunicar, v. 27, n. 61, pp. 9-19, 1 out. 2019. FERREIRA, Flavianny Alves; REBELO, Karina Cenciani e OLIVEIRA, Fabiana Lúcio. O uso do aplicativo CANVA na didática do professor e a aprendizagem do professor na pandemia. Disponível em: <https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/439/261> . Acesso: 28 set. 2022. FERREIRA, Líllian Franciele Silva; SILVA, Vanessa Maria Costa Bezerra. O uso do aplicativo Canva Educacional como recurso para avaliação da aprendizagem na Educação Online. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6030/5866>. Acesso: 24 set. 2022. GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Fundação Seade - Ed. Artes Médicas, 2000. GUIMARÃES, Elvandir Guedes e BARIN, Cláudia Smaniotto. Canva e Quizlet: ferramentas viáveis para o ensino de Inglês em tempos de pandemia. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/348160111_Canva_e_Quizlet_ferrament as_viaveis_para_o_ensino_de_Ingles_em_tempos_de_pandemia>. Acesso: 27 set. 2022. HEIDEMANN, Leonardo Albuquerque; OLIVEIRA, Ângelo Mozart Medeiros de. Ferramentas online no ensino de ciências: uma proposta com o Google Docs. Física na Escola, V. 111, n. 2, 2010. INOVAEH, TUTORIAL PADLET: Criando murais. Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos (2018). Disponível em: 47 <https://inovaeh.sead.ufscar.br/wp-content/uploads/2019/04/Tutorial Padlet.pdf>.Acesso em: 03 de maio de 2022. KARLO-GOMES, Geam; MUNIZ, Andressa de Oliveira; SOUZA, Sara de Jesus Pereira. As TDICS no campo de atuação social vida pública: uma sequência do gênero textual linha do tempo. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36379>. Acesso: 28 set. 2022. KIEFER, Ana Paula; LAMPERT, Natália. Pensando a Sala de Aula Invertida e o Canva como ferramentas didáticas para o ensino remoto. Disponível em: <https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/1421/1092>. Acesso: 24 set. 2022. LEMOS, Marília da Silva Corrêa. A plataforma Google Forms como possibilidade de Protótipo de Ensino. Disponível em: <https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ LinguaTec/article/view/5523/3111>. Acesso: 24 set. 2022. LUCAS, M.; MOREIRA, A.; COSTA, N. Quadro europeu de referência para a competência digital: Subsídios para a sua compreensão e desenvolvimento. Observatório, v. 11, n. 4,p. 181-198, 2017 LUDKE, M. A.; Marli, E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 6ª impressão. São Paulo: EPU, 2004. MAIA, Elisangela Rodrigues. O uso da tecnologia da informação e comunicação no ensino fundamental. Disponível em: <https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/o-uso-da tecnologia-da-informacao-e-comunicacao-no-ensino-fundamental-i/56556/>. Acesso em: 10 de maio de 2022. MARQUES, Eduardo Henrique Sampaio. Ciberativismo na educação: uma proposta pedagógica de ensino inovador em língua adcional. Disponível em: < https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34364/1/Anexo%20sem%20t%c3%adtulo %2000091.pdf>. Acesso: 24 set. 2022. MARTINO, L. M. S. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. 2. Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2020. MELO, Juliana Mendonça. Utilização dos aplicativos kinemaster e canva como recursos metodológicos no ensino de química. Disponível em: <https://monografias.ufma.br/jspui/handle/123456789/5602>. Acesso 24 set. 2022. MENAGALI, CAMILA. Metodologias Ativas e Mídias do Conhecimento no contexto educacional. Federal University of Santa Catarina, Junho 2019. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/350470385_Metodologias_Ativas_e_Midi as_ do_Conhecimento_no_contexto_educacional>Acesso em: 03 de outubro de 2021. 48 MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999. MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. PADLET: um novo modelo de organização de conteúdo hipertextual. Disponível em: < file:///C:/Users/shirl/Downloads/9077- Texto%20do% 20artigo-24392-1-10-20200716.pdf >. Acesso: 24 set. 2022. MONTEIRO, Renata Lúcia de Souza Gaúna Monteiro; SANTOS, Dayane Silva. A utilização da ferramenta Google Forms como instrumento de avaliação do ensino na Escola Superior de Guerra. Disponível em: <https://recite.unicarioca. edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/72/106 >. Acesso: 24 set. 2022. MORAIS, M. C.; DA SILVA, J. C. O Uso das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na escola pública. Cadernos PDE. Paraná, 2014. MOSER, Anderson de Souza; GRIGÓRIO, Aline de; PIRES, Elocir Aparecida Correa; MOREIRA, Ana Lucia Olivo Rosas. Concepções de ambiente e educação ambiental de professores: o padlet como ferramenta interativa. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10299/7906 >. Acesso: 24 set. 2022. OLIVEIRA, Lorrana Gonçalves e MAISSIAT, Jaqueline. As mídias digitais na educação e o uso do padlet. Disponível em: <http://waltenomartins.com.br/epd_2022.pdf#page=96>. Acesso: 03 nov. 2022. PEREIRA, Josiele Alves. Padlet como recurso didático no ensino de genética em meio a pandemia: um relato de experiência. Disponível em: <https://fisica. ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1022 >. Acesso: 24 set. 2022. PETTERSSON, F. On the issues of digital competence in educational contexts: a review of literature. Education and Information Technologies, v. 23, n. 3, p. 1005-1021, 14 maio 2017. PORTAL DA USP, JORNAL DA USP. Exclusão digital: pandemia impôs mais uma lacuna aos estudantes de baixa renda, publicado em 01/02/2021. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/exclusao-digital-pandemia-impos-mais-uma lacuna-aos-estudantes-de-baixa-renda/>. Acesso em: 10 de maio de 2022. REVISTA GESTÃO COMUNITÁRIA. Tecnologia Auxiliando a Educação. Publicado em 30/10/2021. Disponível em: <http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/tecnologia-auxiliando-a educacao?msclkid=7f7e2d2fd0d011eca72ad945ee0ce691>. Acesso em: 10 de maio de 2022. ROCHA, Ricael Spirandeli e MORAES, Bruna Lara Campos. Aplicação de ferramenta digital utilizando a Gallery Walk: o uso do Canva como estratégia didática no ensino técnico. Disponível em: 49 <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1687/1325>. Acesso: 24 set. 2022. SALGADO, Mariana Teixeira Santos Figueiredo e GAUTÉRIO, Vanda Leci Bueno. A tecnologia digital potencializando o ensino de biologia celular: a utilização do blog aliado ao canva. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10982>. Acesso: 24 set. 2022. SANTOS, Vitória Silva; SANTOS, Caio Vinícius da Silva; OLIVEIRA, Sonaly Duarte; LINS, Abigail Fregni. Experimento e plataforma padlet no ensino do Teorema de Tales: uma experiência de regência. Disponível em: <https:https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76919 >. Acesso: 24 set. 2022. SÉRVIO, Gabriel. Padlet: O que é, como funciona e como usar. OLHAR DIGITAL. Publicado em 14/01/2022. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2022/01/14/tira-duvidas/padlet-o-que-e-como-funciona e-como-usar/?msclkid=bccef21ad0d111eca6238ea5851ec14a>. Acesso em: 10 de maio de 2022. SILVA, Claudemir Cosme da; NASCIMENTO, Renata Makelly Tomaz do. Planejando remotamente com o google forms: uma proposta e prática pedagógico. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/11162/6240>. Acesso: 24 set. 2022. SILVA, K. K. A. DA; BEHAR, P. A. Competências Digitais na Educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, v. 35, 2019. SILVA, Louise de Quadros da; JUNG, Hildegard Susana; FOSSOTTI, Paulo. Recursos para a avaliação da aprendizagem no ensino superior: possibilidades digitais. Disponível em: <https://periódicos.unoesc.edu.br/roteiro/ article/view/24926/16077>. Acesso: 24 set. 2022. SILVA JUNIOR, L. A.; LEÃO, M. B. C. O software Atlas.ti como recurso para a análise de conteúdo: analisando a robótica no Ensino de Ciências em teses brasileiras. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 3, p. 715-728, set. 2018. SILVA, Patrícia Grasel; LIMA, Dione Sousa de. Padlet como ambiente virtual de aprendizagem na formação de profissionais da educação. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86051/49407 >. Acesso: 24 set. 2022. SILVA, Wildemarkes de Almeida da; SANTOS, Simone Costa Andrade dos; CRUZ, Romildo Pereira da; SANTOS, André Luís Silva dos. Google Forms como ferramenta para avaliação da aprendizagem. Disponível em: <https://tecedu.pro.br/wpcontent/uploads/2018/11/Art5.Vol27Ed.Tem%C3%A1ticaIX -Nov-2018.pdf>. Acesso: 24 set. 2022. SNYDERS, G. A alegria na escola. São Paulo, Ed. Manole, 1988. 50 SOUZA, Érica Maria de; HOLANDA, Maria do Livramento de; SANTANI, Isabel Cristina Higino. O uso do Canva e Padlet como recurso educativo para o ensino de ciências por investigação. Disponível em: <http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/27 54>. Acesso: 31 out. 2022. SPANTE, M. Hashemi, S. S.; Lundin, M.; Algers, A.Wang, S. Digital competence and digital literacy in higher education research: Systematic review of concept use. Cogent Education, v. 5, n. 1, p. 1519143, 1 jan. 2018. TUTORIAL DO PADLET. Criando Murais, Inovaeh. Disponível em: <https://inovaeh.sead.ufscar.br/wp-content/uploads/2019/04/Tutorial-Padlet.pdf />. Acesso em: 10 de maio de 2022 | pt_BR |
Redes Sociais