Show simple item record

AS FERRAMENTAS EDUCACIONAIS DIGITAIS: CANVA, GOOGLE FORMS E PADLET COMO RECURSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

dc.contributor.advisorZanetti Neto, Giovani
dc.contributor.authorConceição, Neandro Costa
dc.date.accessioned2023-02-13T20:40:49Z
dc.date.available2023-02-13T20:40:49Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationA ESCOLA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO DIGITAL. Facetas da inclusão digital caracterizando-se em sua maioria em uma pesquisa de campo. Publicado por: Cristiane Millan de Mattos. Disponível em: <https://m.monografias.brasilescola.uol.com.br/matematica/a-escola-como-espaco inclusao-digital.htm>. Acesso em: 10 de maio de 2022. ALMEIDA, André. Educação em tempos de isolamento social: o ensino via Google Meet e Google Forms. Disponível em: <https://revistas.ufob.edu.br/index. php/pqe/article/view/715/1049 >. Acesso 24 set. 2022. ASSIMAKOPOULOS, Lucinéia Soares da Silva. O uso do Padlet no ensino das fábulas: Uma proposta estratégica de intervenção na formação leitora em tempos de isolamento social. Disponível em: <https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1830>. Acesso 03 nov. 2022. BEHAR, P. A. Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013. BORGES, Paula Simone Cordeiro Capaz Borges; ISOTONI, Seiji Isotani; SANTOS Jr. Jário José dos. Design educacional adaptado para formação docente contextualizada sobre o Google Forms. Disponível em: <https://especializacao.icmc.usp.br/documentos/tcc/paula_borges.pdf>. Acesso 25 set. 2022. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96 de 20 de dezembro de 1996). Brasília: MEC, 1996. Disponível em: <https://www.mec.gov.br/legis/pdf/LDB.pdf >. Acesso em: 25 de maio 2022. CAETANO, Evellyn de Assis ; REBELO, Karina Cenciani; OLIVEIRA, Fabiana Lúcio. A ferramenta padlet como auxílio da aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, no contexto do ensino remoto emergencial. Disponível em: <https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/236/162> . Acesso: 01 nov. 2022. CAETANO, Marcos Antônio Guedes. Em tempos de ensino remoto: praticando Matemática no Google Forms a partir de um boletim epidemiológico sobre o Coronavírus-Covid-19. Disponível em: <https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ REMAT/article/view/4856/2989 >. Acesso: 24 set. 2022. CAMARGOS Jr., Artur Pires de. Competências digitais de professores: contribuições para práticas de gamificação com google forms. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_ MD1_SA119_ID3132_27072021214412.pd >. Acesso: 24 set. 2022. CARMO, Bougleux Bonjardim da Silva. O ensino dos conectores com uso de formulários do google. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/ index.php/entreletras/article/view/5436/14367 >. Acesso: 24 set. 2022. 46 CARRERA FARRÁN, F. X.; COIDURAS RODRÍGUEZ, J. L. Identificación de la competencia digital del profesor universitario: un estudio exploratorio en el ámbito de las Ciencias Sociales. REDU - Revista de Docência Universitária, v. 10, n. 2, p. 273, 2 ago. 2012. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_ pde/2 014/2014_unioeste_ped_artigo_margarete_campagnolo_de_morais.pdf>. Acesso em: 03 de maio de 2022. COSTA, Maria Elízia Cavalcante; CARVALHO, Tatiana Lourenço de. Ensino de espanhol como padlet: propostas de atividades para uma unidade didática com o gênero artigo de opinião. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index. php/forum/article/view/83612/51414 >. Acesso: 24 set. 2022. DECARLI, Cecília; KIRINUS, Giulia Oppa e BOLL, Cíntia Inês. Extensão além dos muros da Universidade: produção coletiva de um recurso educacional aberto como possibilidade de disseminação da educação emocional. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/17861>. Acesso: 24 set. 2022. ENGEN, B. K. Understanding social and cultural aspects of teachers’ digital competencies. Comunicar, v. 27, n. 61, pp. 9-19, 1 out. 2019. FERREIRA, Flavianny Alves; REBELO, Karina Cenciani e OLIVEIRA, Fabiana Lúcio. O uso do aplicativo CANVA na didática do professor e a aprendizagem do professor na pandemia. Disponível em: <https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/439/261> . Acesso: 28 set. 2022. FERREIRA, Líllian Franciele Silva; SILVA, Vanessa Maria Costa Bezerra. O uso do aplicativo Canva Educacional como recurso para avaliação da aprendizagem na Educação Online. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6030/5866>. Acesso: 24 set. 2022. GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Fundação Seade - Ed. Artes Médicas, 2000. GUIMARÃES, Elvandir Guedes e BARIN, Cláudia Smaniotto. Canva e Quizlet: ferramentas viáveis para o ensino de Inglês em tempos de pandemia. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/348160111_Canva_e_Quizlet_ferrament as_viaveis_para_o_ensino_de_Ingles_em_tempos_de_pandemia>. Acesso: 27 set. 2022. HEIDEMANN, Leonardo Albuquerque; OLIVEIRA, Ângelo Mozart Medeiros de. Ferramentas online no ensino de ciências: uma proposta com o Google Docs. Física na Escola, V. 111, n. 2, 2010. INOVAEH, TUTORIAL PADLET: Criando murais. Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos (2018). Disponível em: 47 <https://inovaeh.sead.ufscar.br/wp-content/uploads/2019/04/Tutorial Padlet.pdf>.Acesso em: 03 de maio de 2022. KARLO-GOMES, Geam; MUNIZ, Andressa de Oliveira; SOUZA, Sara de Jesus Pereira. As TDICS no campo de atuação social vida pública: uma sequência do gênero textual linha do tempo. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36379>. Acesso: 28 set. 2022. KIEFER, Ana Paula; LAMPERT, Natália. Pensando a Sala de Aula Invertida e o Canva como ferramentas didáticas para o ensino remoto. Disponível em: <https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/1421/1092>. Acesso: 24 set. 2022. LEMOS, Marília da Silva Corrêa. A plataforma Google Forms como possibilidade de Protótipo de Ensino. Disponível em: <https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ LinguaTec/article/view/5523/3111>. Acesso: 24 set. 2022. LUCAS, M.; MOREIRA, A.; COSTA, N. Quadro europeu de referência para a competência digital: Subsídios para a sua compreensão e desenvolvimento. Observatório, v. 11, n. 4,p. 181-198, 2017 LUDKE, M. A.; Marli, E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 6ª impressão. São Paulo: EPU, 2004. MAIA, Elisangela Rodrigues. O uso da tecnologia da informação e comunicação no ensino fundamental. Disponível em: <https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/o-uso-da tecnologia-da-informacao-e-comunicacao-no-ensino-fundamental-i/56556/>. Acesso em: 10 de maio de 2022. MARQUES, Eduardo Henrique Sampaio. Ciberativismo na educação: uma proposta pedagógica de ensino inovador em língua adcional. Disponível em: < https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34364/1/Anexo%20sem%20t%c3%adtulo %2000091.pdf>. Acesso: 24 set. 2022. MARTINO, L. M. S. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. 2. Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2020. MELO, Juliana Mendonça. Utilização dos aplicativos kinemaster e canva como recursos metodológicos no ensino de química. Disponível em: <https://monografias.ufma.br/jspui/handle/123456789/5602>. Acesso 24 set. 2022. MENAGALI, CAMILA. Metodologias Ativas e Mídias do Conhecimento no contexto educacional. Federal University of Santa Catarina, Junho 2019. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/350470385_Metodologias_Ativas_e_Midi as_ do_Conhecimento_no_contexto_educacional>Acesso em: 03 de outubro de 2021. 48 MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999. MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. PADLET: um novo modelo de organização de conteúdo hipertextual. Disponível em: < file:///C:/Users/shirl/Downloads/9077- Texto%20do% 20artigo-24392-1-10-20200716.pdf >. Acesso: 24 set. 2022. MONTEIRO, Renata Lúcia de Souza Gaúna Monteiro; SANTOS, Dayane Silva. A utilização da ferramenta Google Forms como instrumento de avaliação do ensino na Escola Superior de Guerra. Disponível em: <https://recite.unicarioca. edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/72/106 >. Acesso: 24 set. 2022. MORAIS, M. C.; DA SILVA, J. C. O Uso das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na escola pública. Cadernos PDE. Paraná, 2014. MOSER, Anderson de Souza; GRIGÓRIO, Aline de; PIRES, Elocir Aparecida Correa; MOREIRA, Ana Lucia Olivo Rosas. Concepções de ambiente e educação ambiental de professores: o padlet como ferramenta interativa. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10299/7906 >. Acesso: 24 set. 2022. OLIVEIRA, Lorrana Gonçalves e MAISSIAT, Jaqueline. As mídias digitais na educação e o uso do padlet. Disponível em: <http://waltenomartins.com.br/epd_2022.pdf#page=96>. Acesso: 03 nov. 2022. PEREIRA, Josiele Alves. Padlet como recurso didático no ensino de genética em meio a pandemia: um relato de experiência. Disponível em: <https://fisica. ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1022 >. Acesso: 24 set. 2022. PETTERSSON, F. On the issues of digital competence in educational contexts: a review of literature. Education and Information Technologies, v. 23, n. 3, p. 1005-1021, 14 maio 2017. PORTAL DA USP, JORNAL DA USP. Exclusão digital: pandemia impôs mais uma lacuna aos estudantes de baixa renda, publicado em 01/02/2021. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/exclusao-digital-pandemia-impos-mais-uma lacuna-aos-estudantes-de-baixa-renda/>. Acesso em: 10 de maio de 2022. REVISTA GESTÃO COMUNITÁRIA. Tecnologia Auxiliando a Educação. Publicado em 30/10/2021. Disponível em: <http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/tecnologia-auxiliando-a educacao?msclkid=7f7e2d2fd0d011eca72ad945ee0ce691>. Acesso em: 10 de maio de 2022. ROCHA, Ricael Spirandeli e MORAES, Bruna Lara Campos. Aplicação de ferramenta digital utilizando a Gallery Walk: o uso do Canva como estratégia didática no ensino técnico. Disponível em: 49 <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1687/1325>. Acesso: 24 set. 2022. SALGADO, Mariana Teixeira Santos Figueiredo e GAUTÉRIO, Vanda Leci Bueno. A tecnologia digital potencializando o ensino de biologia celular: a utilização do blog aliado ao canva. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10982>. Acesso: 24 set. 2022. SANTOS, Vitória Silva; SANTOS, Caio Vinícius da Silva; OLIVEIRA, Sonaly Duarte; LINS, Abigail Fregni. Experimento e plataforma padlet no ensino do Teorema de Tales: uma experiência de regência. Disponível em: <https:https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76919 >. Acesso: 24 set. 2022. SÉRVIO, Gabriel. Padlet: O que é, como funciona e como usar. OLHAR DIGITAL. Publicado em 14/01/2022. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2022/01/14/tira-duvidas/padlet-o-que-e-como-funciona e-como-usar/?msclkid=bccef21ad0d111eca6238ea5851ec14a>. Acesso em: 10 de maio de 2022. SILVA, Claudemir Cosme da; NASCIMENTO, Renata Makelly Tomaz do. Planejando remotamente com o google forms: uma proposta e prática pedagógico. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/11162/6240>. Acesso: 24 set. 2022. SILVA, K. K. A. DA; BEHAR, P. A. Competências Digitais na Educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, v. 35, 2019. SILVA, Louise de Quadros da; JUNG, Hildegard Susana; FOSSOTTI, Paulo. Recursos para a avaliação da aprendizagem no ensino superior: possibilidades digitais. Disponível em: <https://periódicos.unoesc.edu.br/roteiro/ article/view/24926/16077>. Acesso: 24 set. 2022. SILVA JUNIOR, L. A.; LEÃO, M. B. C. O software Atlas.ti como recurso para a análise de conteúdo: analisando a robótica no Ensino de Ciências em teses brasileiras. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 3, p. 715-728, set. 2018. SILVA, Patrícia Grasel; LIMA, Dione Sousa de. Padlet como ambiente virtual de aprendizagem na formação de profissionais da educação. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86051/49407 >. Acesso: 24 set. 2022. SILVA, Wildemarkes de Almeida da; SANTOS, Simone Costa Andrade dos; CRUZ, Romildo Pereira da; SANTOS, André Luís Silva dos. Google Forms como ferramenta para avaliação da aprendizagem. Disponível em: <https://tecedu.pro.br/wpcontent/uploads/2018/11/Art5.Vol27Ed.Tem%C3%A1ticaIX -Nov-2018.pdf>. Acesso: 24 set. 2022. SNYDERS, G. A alegria na escola. São Paulo, Ed. Manole, 1988. 50 SOUZA, Érica Maria de; HOLANDA, Maria do Livramento de; SANTANI, Isabel Cristina Higino. O uso do Canva e Padlet como recurso educativo para o ensino de ciências por investigação. Disponível em: <http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/27 54>. Acesso: 31 out. 2022. SPANTE, M. Hashemi, S. S.; Lundin, M.; Algers, A.Wang, S. Digital competence and digital literacy in higher education research: Systematic review of concept use. Cogent Education, v. 5, n. 1, p. 1519143, 1 jan. 2018. TUTORIAL DO PADLET. Criando Murais, Inovaeh. Disponível em: <https://inovaeh.sead.ufscar.br/wp-content/uploads/2019/04/Tutorial-Padlet.pdf />. Acesso em: 10 de maio de 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2895
dc.description.abstractEste trabalho aborda a temática relacionada à utilização de ferramentas educacionais digitais: Canva, Google Forms e Padlet como recurso de ensino e de aprendizagem no cotidiano do ambiente escolar e acadêmico. Sua relevância científica encontra-se no fato de discutir o valor pragmático das mesmas vinculadas às práticas docentes (pedagógicas e didáticas). A sua relevância social está em apresentar ao público em geral oportunidades de ampliar o potencial de conhecimento e de desenvolvimento do intelecto através de ferramentas de fácil manuseio e de alta aplicabilidade prática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, analítica e descritiva, fundamentada na coleta de dados de autores respeitados no assunto e artigos que trouxeram relatos de estudos de campo. O desenvolvimento e as habilidades no mundo digital são fatores imprescindíveis para a utilização das respectivas ferramentas que demonstram ampla potência de contribuição efetiva à educação do ensino básico e superior, ocupando espaços recentes nas pesquisas acadêmicas. Diante da atualidade tecnológica, reforçam a necessidade de implantar recursos voltados à educação digital em diferentes áreas evidenciadas pelos vários fóruns, encontros e redes sociais que tratam da temática, pelos docentes do ensino básico e superior, pela demanda dos empreendedores digitais e pela profissionalização já existente nas funções dessas atividades. O presente trabalho destaca, de forma analítica e ativa, como a Educação digital se apresenta fundamental e como suas ferramentas contribuem nos processos de desenvolvimento das habilidades digitais, analisando as ferramentas como processo de recursos do ensino-aprendizagem: O Canva, o Google Forms e o Padlet.pt_BR
dc.description.abstractThis work addresses the theme related to the use of digital educational tools: Canva, Google Forms and Padlet as a teaching and learning resource in the daily life of the school and academic environment. Its scientific relevance lies in the fact that it discusses their pragmatic value linked to teaching practices (pedagogical and didactic). Its social relevance lies in presenting the general public with opportunities to expand the potential of knowledge and development of the intellect through tools that are easy to use and highly practical. This is a bibliographical, analytical and descriptive research, based on the collection of data from respected authors on the subject and articles that brought reports of field studies. The development and skills in the digital world are essential factors for the use of the respective tools that demonstrate ample power of effective contribution to basic and higher education, occupying recent spaces in academic research. Faced with current technology, they reinforce the need to implement resources aimed at digital education in different areas evidenced by the various forums, meetings and social networks that deal with the subject, by teachers of basic and higher education, by the demand of digital entrepreneurs and by the existing professionalization in the functions of these activities. The present work highlights, in an analytical and active way, how fundamental Digital Education is and how its tools contribute to the development processes of digital skills, analyzing the tools as a teaching-learning resource process: Canva, Google Forms and the Padlet.pt_BR
dc.format.extent55 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação Digitalpt_BR
dc.subjectFerramentas digitaispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de habilidadespt_BR
dc.titleAS FERRAMENTAS EDUCACIONAIS DIGITAIS: CANVA, GOOGLE FORMS E PADLET COMO RECURSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEMpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.course.underposgraduateInformática na Educação
dc.contributor.memberCoelho, Marcos Antônio Pereira,
dc.contributor.memberMendes Júnior, Josino Lucindo


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record