AS FERRAMENTAS EDUCACIONAIS DIGITAIS: CANVA, GOOGLE FORMS E PADLET COMO RECURSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Conceição, Neandro Costa (2022)

tcc

Este trabalho aborda a temática relacionada à utilização de ferramentas educacionais digitais: Canva, Google Forms e Padlet como recurso de ensino e de aprendizagem no cotidiano do ambiente escolar e acadêmico. Sua relevância científica encontra-se no fato de discutir o valor pragmático das mesmas vinculadas às práticas docentes (pedagógicas e didáticas). A sua relevância social está em apresentar ao público em geral oportunidades de ampliar o potencial de conhecimento e de desenvolvimento do intelecto através de ferramentas de fácil manuseio e de alta aplicabilidade prática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, analítica e descritiva, fundamentada na coleta de dados de autores respeitados no assunto e artigos que trouxeram relatos de estudos de campo. O desenvolvimento e as habilidades no mundo digital são fatores imprescindíveis para a utilização das respectivas ferramentas que demonstram ampla potência de contribuição efetiva à educação do ensino básico e superior, ocupando espaços recentes nas pesquisas acadêmicas. Diante da atualidade tecnológica, reforçam a necessidade de implantar recursos voltados à educação digital em diferentes áreas evidenciadas pelos vários fóruns, encontros e redes sociais que tratam da temática, pelos docentes do ensino básico e superior, pela demanda dos empreendedores digitais e pela profissionalização já existente nas funções dessas atividades. O presente trabalho destaca, de forma analítica e ativa, como a Educação digital se apresenta fundamental e como suas ferramentas contribuem nos processos de desenvolvimento das habilidades digitais, analisando as ferramentas como processo de recursos do ensino-aprendizagem: O Canva, o Google Forms e o Padlet.

This work addresses the theme related to the use of digital educational tools: Canva, Google Forms and Padlet as a teaching and learning resource in the daily life of the school and academic environment. Its scientific relevance lies in the fact that it discusses their pragmatic value linked to teaching practices (pedagogical and didactic). Its social relevance lies in presenting the general public with opportunities to expand the potential of knowledge and development of the intellect through tools that are easy to use and highly practical. This is a bibliographical, analytical and descriptive research, based on the collection of data from respected authors on the subject and articles that brought reports of field studies. The development and skills in the digital world are essential factors for the use of the respective tools that demonstrate ample power of effective contribution to basic and higher education, occupying recent spaces in academic research. Faced with current technology, they reinforce the need to implement resources aimed at digital education in different areas evidenced by the various forums, meetings and social networks that deal with the subject, by teachers of basic and higher education, by the demand of digital entrepreneurs and by the existing professionalization in the functions of these activities. The present work highlights, in an analytical and active way, how fundamental Digital Education is and how its tools contribute to the development processes of digital skills, analyzing the tools as a teaching-learning resource process: Canva, Google Forms and the Padlet.


Colecciones: