Cinema na sala de aula : análise dos potenciais científicos do filme duna em uma perspectiva CTSA

Correia, Fabiane de Souza (2022)

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This study investigated the potential that the science fiction movie “Duna: part one” has for the development of scientific literacy in a Science, Technology, Society and Environment (STSE) approach. This is a qualitative research of the case study type, in which an analysis was made of the discussion held in class with 7th period Biological Sciences students at the Instituto Federal de Minas Gerais, São João Evangelista campus, in the rural area of Minas Gerais. The event took place over two days, one to watch the movie and another for the debate, with mediation by the author of this work. To this end, three problem-posing questions were prepared to engage in the discussions, addressing similarities between situations of the movie and current real situations; in relation til to the movie and the STSE approach; and themes within science education that could be worked on from the movie. The analysis of the students' comments was done using the Atlas.ti software. We could see that the STSE perspective was present in all moments of the discussion, marked by registration units that covered socio-environmental, socio-economic, ethical, political, technological, water resources, environmental impacts, valorization of local knowledge, and inclusion issues. The movie provided several similarities with the current reality in Brazil, being an interesting tool for discussions about the need for sustainability for the future.

Esse estudo investigou as potencialidades que o filme de ficção científica “Duna: part one” tem para o desenvolvimento da alfabetização científica numa abordagem de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA). Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo estudo de caso, em que foi realizada uma análise da discussão realizada em sala de aula com alunos do 7° período de Ciências Biológicas Instituto Federal de Minas Gerais, campus São João Evangelista, na zona rural de Minas Gerais. Foi realizado um evento, com a duração de dois dias, um para assistir ao filme e outro para o debate, com mediação realizada pela autora deste trabalho. Para isso, foram elaboradas três perguntas problematizadoras para dar engajamento nas discussões, abordando relações entre situações do filme e situações reais atuais; relações entre o filme e abordagem CTSA; e temas dentro do ensino de ciências que poderiam ser trabalhados a partir do filme. A análise dos comentários dos alunos foi realizada no software Atlas.ti. Pudemos constatar que o olhar CTSA estava presente em todos os momentos da discussão, sendo marcados por unidades de registro que abrangiam questões socioambientais, socioeconômicas, éticas, políticas, tecnológicas, recursos hídricos, impactos ambientais, valorização do conhecimento local e inclusão. Conclui-se que o filme proporcionou várias relações com a realidade atual no Brasil, sendo uma ferramenta interessante para discussões sobre a necessidade de sustentabilidade para o futuro.


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