O jogo Combinando na Cidade e o trabalho com combinatória no 8° ano do ensino fundamental

Silva, Kevin Santos (2023)

tcc

RESUMO: Ao investigar como o jogo Combinando na Cidade pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de combinatória para estudantes do 8° ano do ensino fundamental, esta pesquisa traz um estudo de caso qualitativo, do qual participaram alunos de uma escola pública estadual de Cachoeiro de Itapemirim/ES. Para a coleta de dados, foi utilizado o jogo Combinando na Cidade (SILVA, 2014), adaptando sua estrutura e regras. Além de se estudar sobre como o jogo pode ser utilizado em sala de aula de matemática, foi possível aprender a: selecionar questões, planejar aulas que requeriam a abordagem do princípio aditivo e/ou multiplicativo — conforme previsto na BNCC (BRASIL, 2017) — e desenvolver aulas a partir da utilização de jogos pedagógicos (GRANDO, 1995, 2000). Os resultados indicaram que o jogo contribuiu para a motivação dos alunos, os levando a olhar para a análise combinatória com curiosidade e com prazer ao participarem de todo o processo.

ABSTRACT: When investigating how the game Combinando na Cidade (Combining in the City) can help in the process of teaching and learning combinatorics for students in the 8th grade of middle school, a qualitative case study was developed, in which the participants were students from a state public school in Cachoeiro de Itapemirim/ES. For data collection, the game Combinando na Cidade (SILVA, 2014) was used, adapting its structure and rules. In addition to studying how the game can be used in the mathematics classroom, it was learned how to select questions, plan classes that required the additive and/or multiplicative principle — according to BNCC (BRASIL, 2017) — and to develop classes based on the use of pedagogical games (GRANDO, 1995, 2000). As a result, it was found that the game contributed to the students' motivation, making them look at combinatorics with curiosity and with pleasure in participating in the whole process.