Show simple item record

O uso da aprendizagem baseada em equipe como uma proposta para o ensino de matemática financeira

dc.contributor.advisorVieira, Rônei Sandro
dc.contributor.authorFaccin, Paulo Henrique Carvalho
dc.date.accessioned2023-02-13T18:10:06Z
dc.date.available2023-02-13T18:10:06Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationFACCIN, Paulo Henrique Carvalho. O uso da aprendizagem baseada em equipe como uma proposta para o ensino de matemática financeira. 2023. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2888
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática com a metodologia de aprendizagem baseada em equipes (TBL) para o ensino/aprendizagem do conteúdo de juros simples e juros compostos da disciplina matemática financeira ao ensino médio. Apesar da não aplicação da sequência didática, ela está preparada para ser aplicada em turmas de ensino médio. Com a sequência didática produzida, pretende-se que os alunos desenvolvam o trabalho em equipe, autonomia na construção do próprio conhecimento e aprendizagem significativa. Dessa forma, acreditase que o TBL é uma metodologia apropriada para que os alunos possam compreender a importância e a amplitude dos conteúdos de juros simples e juros compostos abordados e aprender a aplicá-los no seu dia-a-dia.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This work aims to present a proposal for a didactic sequence with the team-based learning methodology (TBL) for teaching/learning the content of simple interest and compound interest of the financial mathematics subject in high school. Despite the non-application of the didactic sequence, it is prepared to be applied in high school classes. With the didactic sequence produced, it is intended that students develop teamwork, autonomy in building their own knowledge and meaningful learning. Thus, it is believed that TBL is an appropriate methodology for students to understand the importance and breadth of the contents of simple interest and compound interest addressed and learn to apply them in their daily lives.pt_BR
dc.format.extent18 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_restritopt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Equipespt_BR
dc.subjectEnsino de Matemática Financeirapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleO uso da aprendizagem baseada em equipe como uma proposta para o ensino de matemática financeirapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCachoeiro de Itapremirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9960688148810314pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberCOELHO, Ellen Kenia Fraga
dc.contributor.memberBARBOSA, Geovane Carlos
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3518627763230809pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-000-7319-4967pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8984-4725pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record