O uso da aprendizagem baseada em equipe como uma proposta para o ensino de matemática financeira

Faccin, Paulo Henrique Carvalho (2023)

tcc

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática com a metodologia de aprendizagem baseada em equipes (TBL) para o ensino/aprendizagem do conteúdo de juros simples e juros compostos da disciplina matemática financeira ao ensino médio. Apesar da não aplicação da sequência didática, ela está preparada para ser aplicada em turmas de ensino médio. Com a sequência didática produzida, pretende-se que os alunos desenvolvam o trabalho em equipe, autonomia na construção do próprio conhecimento e aprendizagem significativa. Dessa forma, acreditase que o TBL é uma metodologia apropriada para que os alunos possam compreender a importância e a amplitude dos conteúdos de juros simples e juros compostos abordados e aprender a aplicá-los no seu dia-a-dia.

ABSTRACT: This work aims to present a proposal for a didactic sequence with the team-based learning methodology (TBL) for teaching/learning the content of simple interest and compound interest of the financial mathematics subject in high school. Despite the non-application of the didactic sequence, it is prepared to be applied in high school classes. With the didactic sequence produced, it is intended that students develop teamwork, autonomy in building their own knowledge and meaningful learning. Thus, it is believed that TBL is an appropriate methodology for students to understand the importance and breadth of the contents of simple interest and compound interest addressed and learn to apply them in their daily lives.


Coleções: