Um cenário sobre a educação estatística na Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)
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RESUMO: Este artigo tem o objetivo de ampliar as discussões sobre a Educação Estatística (EE) como área de pesquisa no Brasil e, para isso, apresenta um mapeamento das pesquisas em EE publicadas na Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), no período de 2010 a 2021. Desta forma, realizamos um estudo do tipo Estado do Conhecimento para compreender a evolução do número de publicações nesta área ao longo do tempo, as instituições e suas origens, os pesquisadores, os níveis de ensino, os conteúdos mais abordados e as tendências temáticas. Foram mapeados 50 trabalhos relacionados à EE que foram categorizados de acordo com as suas temáticas abordadas. Os resultados evidenciam uma tendência temporal crescente de trabalhos, oriundos principalmente da região sudeste, e um enfoque mais direcionado para conteúdos da estatística descritiva. Além disso, as categorias temáticas que emergiram durante a análise estão voltadas para: os processos de ensino e aprendizagem dos alunos de diferentes níveis de ensino através do uso de atividades didáticas, metodologias de ensino, tecnologias digitais, materiais manipuláveis, entre outros; para o desenvolvimento profissional e didático dos professores; a EE no contexto das políticas educacionais públicas e as tendências teóricas e didático-pedagógicas em EE. Concluímos que a área de EE continua em crescimento, porém mais pesquisas de mapeamento em fontes diferentes são necessárias para que possamos identificar as potencialidades e as lacunas ainda existentes.
ABSTRACT: This article aims to expand the discussions about Statistical Education (SE) as a research area in Brazil and, for this, presents a mapping of research in SE published in the Journal of Science and Mathematics Teaching (REnCiMa), in the period from 2010 to 2021. Thus, we conducted a State of Knowledge study to understand the evolution of the number of publications in this area over time, the institutions and their origins, the researchers, the levels of education, the most addressed content and thematic trends. Fifty SE-related papers were mapped and categorized according to the themes addressed. The results show an increasing temporal trend of works, mainly from the southeastern region, and a focus on the contents of descriptive statistics. Moreover, the thematic categories that emerged during the analysis are focused on: the teaching and learning processes of students from different levels of education through the use of didactic activities, teaching methodologies, digital technologies, manipulative materials, among others; the professional and didactic development of teachers; SE in the context of public educational policies and the theoretical and didactic-pedagogical trends in SE. We conclude that the area of SE continues to grow, but more mapping research in different sources is needed so that we can identify the potentials and gaps that still exist. Keywords: Statistics Education; State of Knowledge; Mapping; RenCiMa.
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