As contribuições das Ciências Humanas e Sociais para uma Educação Multicultural e Antirracista de acordo com as orientações curriculares brasileiras.
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Esse estudo parte da premissa da importância do ensino das relações étnico-raciais na escola como formação de cidadãos conscientes da diversidade cultural, étnica e racial do nosso país para práticas antirracistas, de respeito e de civilidade. O principal objetivo deste estudo é compreender como as orientações curriculares nacionais tem orientado os professores em suas práticas pedagógicas e quais as contribuições das disciplinas das ciências humanas para esse processo. Para isso, buscou-se fazer uma pesquisa com inspirações na abordagem bibliográfica de leis e documentos curriculares que tratam da questão do ensino étnico-racial. No referencial teórico, o estudo se baseou em contribuições de autores que tratam da questão da identidade, racismo, multiculturalismo, educação e relações étnicas como BRITO (2009), CASTELLS (1999), CANDAU (2008), HALL (1999), MUNANGA (2008), entre outros. A pesquisa qualitativa trouxe resultados como disciplinas como Sociologia e Filosofia contribuem e são de extrema importância para uma educação antirracista e uma pedagogia da diversidade.
This study is based on the premise of the importance of the teaching of ethnic-racial relations in school as the formation of citizens aware of the cultural, ethnic, and racial diversity of our country for anti-racist practices, respect, and civility. The main objective of this study is to understand how the national curriculum guidelines have guided teachers in their teaching practices and what are the contributions of the humanities subjects to this process. To this end, the research was inspired by the bibliographical approach to laws and curriculum documents that deal with the issue of ethnic-racial education. In the theoretical framework, the study was based on contributions from authors who deal with the issue of identity, racism, multiculturalism, education and ethnic relations, such as BRITO (2009), CASTELLS (1999), CANDAU (2008), HALL (1999), MUNANGA (2008), among others. The qualitative research brought results as disciplines such as Sociology and Philosophy contribute and are of utmost importance for an anti-racist education and a pedagogy of diversity
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