Show simple item record

O USO DO JOGO DO CUBRA 12 COMO ATIVIDADE LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

dc.contributor.advisorSá, Lauro Chagas e
dc.contributor.authorGomes, Maria Auxiliadora da Silva
dc.date.accessioned2023-02-07T20:05:37Z
dc.date.available2023-02-07T20:05:37Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. Idade Escolar e Atividade de Estudo: Educação, ensino e apropriação dos sistemas conceituais. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Ângelo Antônio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016, p. 171-192. BENJAMIN, Ernani. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: 34, 2002. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 25 mar. 2022. DAMIANI, Magda Floriana et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de educação, Pelotas, n. 45, p. 57-67, maio/ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822/3074 Acesso em: 21 mar. 2022. FALCÃO, Emmanuel de Sousa Fernandes et al. A problematização por meio de jogos: uma possibilidade de aprendizagem para as quatro operações fundamentais. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática, XIII, 2011, Recife. Anais do XIII CIAEM-IACME, 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FURQUIM, Janaina Cristina de Oliveira; SANTOS, Paula Emanuelle Piontek; KARPINSKI, Daniela. A importância da ludicidade no ensino da Matemática. Anais VI CONEDU, Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58439. Acesso em: 12 nov. 2021. GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. 239f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 2000. Disponível em: http://matpraticas.pbworks.com/w/file/fetch/124818583/tese_grando%281%29.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021. GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004. KAPLÚN, Gabriel. Material educativo: a experiência de aprendizado. Comunicação & Educação, n. 27, p. 46-60, maio/ago. 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37491/40205 Acesso em: 21 mar. 2022. KLEIN, Cristina. Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Rideel, 2015. MARTINS, Marli Correa; SCHEFFER, Nilce Fátima Rosania; MARTINS, Rosania Benachio. O lúdico e a educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. VIDYA, v. 36, n. 1, p. 177-186, jan./jul. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1785 Acesso em: 21 mar. 2022. MACEDO, Lino de e PETTY, Ana Lúcia Sícoli e PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005. MASSA, Monica de Souza. Ludicidade: da etimologia da palavra à complexidade do conceito. Aprender – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, ano IX, n. 15, p. 111-130, jul./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2460 Acesso em: 10 mar. 2021. NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion. A Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. ONUCHIC, Lourdes De La Rosa; BOTTA, Luciene Souto. Reconceitualizando as quatro operações fundamentais. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 6, n. 4, p. 19-26, jan./jul. 1998. Disponível em: http://www.revistasbemsp.sbempaulista.org.br/index.php/REMat-SP/article/view/129 Acesso em: 21 mar. 2022. PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2016. SÁ, Lauro Chagas e; SILVA, Sandra Aparecida Fraga da; ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. Roteiro para escrita de relatos de experiência em educação matemática. Vitória: Ifes, 2020. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001a/00001acd.pdf. Acesso em: 21 mar. 2022. SÁ, Lauro Chagas e; STOFFEL, Jenifer Heleno; SILVA, Sandra Aparecida Fraga da. Uma investigação sobre o jogo “cubra 12” a partir de experiências vivenciadas no Pibid/Ifes. Anais da III Escola de Inverno de Educação Matemática, Santa Maria, 2012. SANTOS, Gracineide Barros. A ludicidade na aprendizagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 128f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5098. Acesso em: 10 abr. 2022. SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. “Matemática é difícil": um sentido pré-construído evidenciado na fala dos alunos. In: 25ª Reunião Anual da ANPed, 29 de setembro a 2 de outubro de 2002, Caxambu, p. 1-17. Disponível em: http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_25/matematica.pdf Acesso em: 21 mar. 2022. SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Jogos de Matemática: de 6º a 9º ano, Série Cadernos do Mathema – Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2007. TERRA, Ernani. Minidicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Rideel, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2868
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso objetivou compreender como o jogo pode ser um elemento auxiliar no ensino de Matemática dentro de sala de aula, em uma turma do Ensino Fundamental anos iniciais. Para tanto, realizamos um estudo a partir da análise de uma intervenção com o recurso metodológico Jogo do Cubra 12, que de forma lúdica utiliza as quatro operações matemáticas básicas. Como referencial teórico, buscamos em Grando (2000; 2004) que considera que é possível utilizar jogos em sala, não apenas o jogo pelo jogo, mas aproximando o aluno dos conhecimentos matemáticos de forma significativa e lúdica. Nossa pesquisa foi realizada em um ambiente escolar, e contou com a participação de 19 estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental com idades entre 9 e 10 anos. Como caminho metodológico, utilizamos a Pesquisa do Tipo Intervenção Pedagógica, que busca solucionar problemas de ordem prática. Os dados foram analisados de forma qualitativa e os resultados mostraram que o uso do jogo do Cubra 12 contribuiu para que as crianças desenvolvessem sua autonomia ao decidirem as regras, criassem estratégias antes e durante as jogadas, utilizassem conceitos matemáticos de forma descontraída. Com as atividades pós jogo, mostrou a importância da mediação do professor para orientar a utilização de outras potencialidades e recursos do jogo, além disso a atividade pós jogo mostrou que a defasagem em outras disciplinas, como o português, dificulta o processo de compreensão dos enunciados, fato não acontecido no momento da intervenção, pela explicação oral. Assim, pelo seu caráter lúdico, que difere do ensino mecânico e tradicional de Matemática, concluímos que o jogo pode contribuir para tornar o aprendizado mais atraente, motivando as crianças a elaborarem estratégias e buscarem soluções de forma colaborativa, auxiliando assim o professor no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis work aimed to understand how the game can be an auxiliary element in the teaching of Mathematics in the classroom, in an elementary school class. For that, we conducted a study based on the analysis of an intervention with the methodological resource Jogo do Cubra 12, which uses the four basic mathematical operations in a playful way. As a theoretical reference, we look for Grando (2000; 2004), who considers that it is possible to use games in the classroom, not just the game for the sake of the game, but bringing the student closer to mathematical knowledge in a meaningful and playful way. Our research was carried out in a school environment, with the participation of 19 students from the 4th year of Elementary School aged between 9 and 10 years. As a methodological path, we used Research of the Pedagogical Intervention Type, which seeks to solve practical problems. The data were qualitatively analyzed and the results showed that the use of the Jogo do Cubra 12 contributed to children developing their autonomy by deciding the rules, creating strategies before and during the games, using mathematical concepts in a relaxed way. With the post-game activities, it showed the importance of the teacher's mediation to guide the use of other potentialities and resources of the game, in addition, the postgame activity showed that the gap in other subjects, such as Portuguese, makes the process of understanding the utterances difficult , a fact that did not happen at the time of the workshop, due to the oral explanation. Thus, due to its playful character, which differs from the mechanical and traditional teaching of Mathematics, we conclude that the game can contribute to make learning more attractive, motivating children to develop strategies and seek solutions in a collaborative way, thus helping the teacher in the teaching-learning process.pt_BR
dc.format.extent51 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectMatemática. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Jogos. Ludicidade.pt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleO USO DO JOGO DO CUBRA 12 COMO ATIVIDADE LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Pedagogia
dc.contributor.memberDutra, Débora Santos de Andrade
dc.contributor.memberReis, Solange Taranto de


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record